Sopa é um alimento nutritivo delicioso e preferido nos dias mais amenos. Mas, será que pode oferecer Sopa para o Bebê todo dia?
Em muitos países principalmente os mais frios, iniciam a Introdução Alimentar com Sopa ou Caldo. Um exemplo é Portugal que tem a recomendação da Associação Portuguesa de Nutrição iniciar com Caldo com 3 a 4 Hortaliças e depois de 2 a 3 dias iniciar as frutas.
No Brasil, a recomendação é iniciar a partir de 6 meses a oferta de alimentos, de forma lenta e gradual. Podendo ser iniciado com frutas ou legumes, veja aqui mais aqui: Como se preparar para Introdução Alimentar.
Tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria quanto o Ministério da Saúde deixam as famílias livres para escolher o como começar a Introdução Alimentar, entendendo que o nosso país possui diferenças culturais e regionais. Respeita a diversidade.
No que se refere ao Oferecimento de Sopa para o bebê o Manual de Alimentação da Infância a Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018 não tem nada impedindo, inclusive diz “Múltiplas Misturas” no sentido que devemos diversificar as preparações.
Porém não recomenda a oferta de os alimentos misturados e alerta que seja priorizado todos os grupos alimentares nas refeições principais: Almoço e Janta.
No mercado vemos aqueles pacotinhos de sopa pronta de diversos sabores. Mas, essas Sopas não podem ser oferecidas ao bebê. Aliás, nem a família deveria se alimentar.
As sopas de pacotinho são alimentos ultraprocessados e tem ingredientes como: sal, açúcar, óleos, gorduras e aditivos alimentares (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, entre outros) que não são adequados para o bebê.
Alimentos Ultraprocessados não devem ser oferecidos para crianças menores de 2 anos como recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde. Portanto, Evite!
E aí, sua família gosta de uma Sopinha num dia frio? Por aqui amamos!
Confira receitas no nosso Menu>Receitas
Boa Missão Materna para você!
Abraços,
Helen Finger Bregunci
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais