Sabe aquela consultinha rápida que mal sentamos? O profissional pega o bebê, põe na balança, depois mede, daí senta, enquanto tira as dúvidas vai marcando os números na caderneta e Puf! Fim da consulta, até o mês que vem. Não permitam isso!
Peçam e exijam uma consulta detalhada, mesmo que seu bebê chore. Existem alguns tipos de doenças ou acontecimentos que não conhecemos e só profissional qualificado saberá verificar. Uma delas é a sinéquia.
Sinéquia ocorre entre 2 a 5% das meninas entre 3 meses e 6 anos, não é grave e cirurgia raramente é indicada. Pode ser chamada de Fimose feminina ou coalescência de pequenos lábios.
Sinéquia é o fechamento ou aderência dos pequenos lábios da vagina, formando uma membrana brilhante. Não tem uma causa específica mas, as possibilidade são: o baixo nível de estrogênios (próprios da idade), inflamação no local ou contato com substância irritante (uso de fraldas, por exemplo). Informe o pediatra quando já tiver casos na família.
Muitas vezes o pediatra pode recomendar aguardar resolver sozinha sem uso de medicamentos. Casos sintomáticos (prurido, ardor, corrimento vaginal) ou na presença de complicações, pode-se recomendar o tratamento com uso de cremes. Após a separação, é necessário manter a região limpa e umedecida, pois pode voltar a aderir.
O disgnóstico é físico e visual pode ser feito pelo profissional que acompanha a criança na consulta de rotina ou pelos pais durante a higiene, não causa dor e não interfere no futuro na vida sexual, pois tem tratamento e na puberdade a menina normaliza o estrogênio. Então podem ficar tranquilos!
Consultinha rapidinha não! Exija consulta completa, fiquem espertos!
Minha Fonte foi: Manual Prático de Atendimento em Consultório e Ambulatório de Pediatria - Sociedade Brasileira de Pediatria - 2006
Se seu bebê está na entrando na Introdução Alimentar não deixe de conferir este artigo de Como Começar a Introdução Alimentar, tem dicas práticas.
Boa missão materna para você!, Helen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais