Eu fazia planos: "Aos 6 meses começa a comer e vai largar o peito, vou ficar livre. Vou poder fazer um monte de coisa". Doce ilusão. Não que eu não gostasse de amamentar, mas enquanto está no peito fica bem complicado sair a noite ou deixar com alguém, sem contar o tempo das mamadas eram em torno de 50 minutos a 1 hora.
Bom, paciência e amor acima de tudo, amamentei até 2 anos e 3 meses, foi até aonde ela quis.
Apesar da minha ansiedade em começar fui bem orientada por outras mães e lia muito. Então sabia que deveria iniciar a Introdução Alimentar com 6 meses.
Alice já ia comigo para mesa em todas as refeições, eu deixava ela na cadeirinha de descanso encima da mesa. As vezes no meu colo, era isso ou eu não comia. Um gruuuude só.
Mas, acredito que isso ajudou de uma certa forma ela já foi assimilando que era o momento da refeição e uma atividade com a mamãe. Nós continuamos fazendo as refeições juntas.
Na cadeirinha de alimentação eu a coloquei uns 4 dias antes de completar 6 meses para testar, ela ficava tombando de um lado ou de outro e ficou assustada.
Nesse momento eu deveria ter percebido: Não está pronta! Poderia ter esperado umas 2 semanas pelo menos.
Dos 6 meses aos 8 meses os bebês se tornam aptos para iniciar a Introdução Alimentar. Não quer dizer que aos 6 meses já estão prontos, alguns bebês podem precisar de mais tempo para ficar prontos. O sinal mais significativo é SENTAR ou melhor ficar sentado sem apoio ou mínimo apoio. Nem todos os bebês nesta idade vão conseguir sentar sozinhos.
SENTAR revela que o intestino está maduro e diminui o risco de alergias alimentares, diminui o risco de Engasgo, melhora a digestão (nós comemos sentados, né?) e permite o desenvolvimento da alimentação autônoma.
Não tenha pressa para iniciar, a idade MÍNIMA recomendada para iniciar é 6 meses, mas não tem problema esperar 2 semanas ou 1 mês se seu bebê NÃO TEM OS SINAIS DE PRONTIDÃO, inclusive bebês prematuros precisam ter a idade corrigida e a Introdução Alimentar será postergada também. Converse com o pediatra sobre isso, observe os sinais antes de começar a Alimentação complementar.
Lembre-se que até um ano de idade o leite materno ou Fórmula Infantil é o PRINCIPAL alimento. Quando se fala em principal é o que vai NUTRIR o bebê.
Você já ouviu falar de Introdução Alimentar Participativa? Confira aqui como fazer.
Boa missão Materna para vocês!
Abraços, Helen Finger Bregunci
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais