Já viu nosso Instagram? →
» Clique aqui «
Missão Materna
  • Início
  • Contato
  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Início
  • Contato
  • Sobre
  • Política de Privacidade

Sinais de Prontidão do bebê – Introdução Alimentar

Alimentação
Sinais de Prontidão do bebê – Introdução Alimentar

Eu fazia planos: "Aos 6 meses começa a comer e vai largar o peito, vou ficar livre. Vou poder fazer um monte de coisa". Doce ilusão. Não que eu não gostasse de amamentar, mas enquanto está no peito fica bem complicado sair a noite ou deixar com alguém, sem contar o tempo das mamadas eram em torno de 50 minutos a 1 hora.

Bom, paciência e amor acima de tudo, amamentei até 2 anos e 3 meses, foi até aonde ela quis.

Apesar da minha ansiedade em começar fui bem orientada por outras mães e lia muito. Então sabia que deveria iniciar a Introdução Alimentar com 6 meses.

Alice já ia comigo para mesa em todas as refeições, eu deixava ela na cadeirinha de descanso encima da mesa. As vezes no meu colo, era isso ou eu não comia. Um gruuuude só.

Mas, acredito que isso ajudou de uma certa forma ela já foi assimilando que era o momento da refeição e uma atividade com a mamãe. Nós continuamos fazendo as refeições juntas.

Na cadeirinha de alimentação eu a coloquei uns 4 dias antes de completar 6 meses para testar, ela ficava tombando de um lado ou de outro e ficou assustada.

Nesse momento eu deveria ter percebido: Não está pronta! Poderia ter esperado umas 2 semanas pelo menos.

Dos 6 meses aos 8 meses os bebês se tornam aptos para iniciar a Introdução Alimentar. Não quer dizer que aos 6 meses já estão prontos, alguns bebês podem precisar de mais tempo para ficar prontos. O sinal mais significativo é SENTAR ou melhor ficar sentado sem apoio ou mínimo apoio. Nem todos os bebês nesta idade vão conseguir sentar sozinhos.

Mas, porque SENTAR é importante?

SENTAR revela que o intestino está maduro e diminui o risco de alergias alimentares, diminui o risco de Engasgo, melhora a digestão (nós comemos sentados, né?) e permite o desenvolvimento da alimentação autônoma.

Outros Sinais de Prontidão:

  • Tenta alcançar objetos.
  • Demonstra Interesse nos Alimentos.
  • Leva a mão ou objetos até a boca.
  • Não empurra com a língua os alimentos para fora da boca. (Alguns bebês perdem o reflexo de propulsão de língua por volta dos 8 meses, então não significa que seu bebê está rejeitando a comida).
  • Abre a boca quando vê o alimento
  • Cabeça firme – Controla a cervical

  • Não tenha pressa para iniciar, a idade MÍNIMA recomendada para iniciar é 6 meses, mas não tem problema esperar 2 semanas ou 1 mês se seu bebê NÃO TEM OS SINAIS DE PRONTIDÃO, inclusive bebês prematuros precisam ter a idade corrigida e a Introdução Alimentar será postergada também. Converse com o pediatra sobre isso, observe os sinais antes de começar a Alimentação complementar.

    Lembre-se que até um ano de idade o leite materno ou Fórmula Infantil é o PRINCIPAL alimento. Quando se fala em principal é o que vai NUTRIR o bebê.

    Você já ouviu falar de Introdução Alimentar Participativa? Confira aqui como fazer.

    Boa missão Materna para vocês!

    Abraços, Helen Finger Bregunci

    (4/5) 20 votos
    Muito obrigado por seu voto =)

    Artigos relacionados

    Como se preparar para Introdução Alimentar – Bebê 6 meses

    Como se preparar para Introdução Alimentar – Bebê 6 meses

    E finalmente seu bebê acabou de completar 6 meses, vai entrar na Introdução Alimentar, uma nova etapa da vida dele e da sua também, pois será com você que ele conhecerá esse novo mundo de texturas e sabores. Mas surgem as dúvidas: O que oferecer e não oferecer ao bebê? Como oferecer e qual quantidade? Como ficarão as mamadas? E se não quiser comer? Quais os horários? Parece que o bebê nasceu novamente, tudo que você aprendeu em 6 meses, agora não vale mais, não é mesmo?

    Leia mais
    Receita de Papinha de Bebê: Chuchu com Cenoura

    Receita de Papinha de Bebê: Chuchu com Cenoura

    Receita de Papinha de legumes: Chuchu com Cenoura Ingredientes: 1/4 Chuchu 1/4 Cenoura 1/4 Cebola 1 fio de óleo (pode ser o da sua escolha, não precisa ser só o azeite) Obs. Se você quiser fazer uma porção maior para congelar, use 1 cenoura e 1 chuchu e meia cebola. Você pode diversificar os temperos também como: alho, cebolinha, orégano ou alecrim. Sempre utilizar temperos naturais e cortar pequeno.

    Leia mais
    Dificuldades na Introdução Alimentar – Papinha de Bebê

    Dificuldades na Introdução Alimentar – Papinha de Bebê

    Olá, meu nome é Carla e hoje vou dar o meu depoimento. Eu vou falar de como foi difícil começar a Introdução Alimentar do meu bebê. Vinicius nasceu de cesárea, eu tinha muito medo do parto normal, talvez hoje tivesse optado pelo parto normal, pois o pós-parto não foi fácil também, amigas que tiveram bebê com o parto normal, sofreram, mas o pós parto foi muito mais tranquilo. Eu esperei ele completar 40 semanas, também não queria que ele nascesse sem estar “pronto”, a gravidez foi tranquila, sem intercorrências, busquei uma alimentação saudável e pratiquei atividade física, fiz hidroginástica e caminhadas. Ele nasceu, a pega da amamentação foi um dilema, tive que pedir ajuda, fui no Banco de Leite, lá me orientaram, mas tive que voltar mais de uma vez, o peito doeu e ficou machucado. Com o tempo melhorou.

    Leia mais

    Helen Finger

    Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais

    Alergia Alimentar

    Alimentação

    Bebês

    Desenvolvimento Infantil

    Receitas

    Saúde

    Missão Materna
    Tweets de @missaomaterna
    Copyright © 2019-2025 - Todos os direitos reservados - Mapa do site - Política de privacidade - Política de cookies