Hoje vou ser aquela tia chata que estraga o prazer da criançada, mas como mãe me sinto no dever de informar os perigos e como fazer para deixar a criançada brincar no pula-pula com segurança.
Minha filha tem quase dois anos e como qualquer criança ama o pula-pula, já sabe até falar e pedir para ir. Mas, eu já havia reparado que alguns deles em muitos lugares que vamos não tinham condições boas. Exemplo: tela de proteção meio solta e com espaços abertos entre a teia, ausência de monitores para controlar a quantidade de crianças ou mesmo peças enferrujadas e ruídos estranhos.
Resolvi buscar mais informações fiquei muito assustada, vou relatar tudo que encontrei aqui.
Primeiro, apesar do pula-pula estar presente em muitos lugares como se fosse brinquedo de criança, ele não é brinquedo! Pasmem, a cama elástica ou pula-pula é equipamento para atividade física ou seja não está regulamentado. O mesmo vale para os infláveis.
A ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo) não considera um brinquedo e não fiscaliza, o Inmetro disse em nota ao site Repórter Bews, em dezembro 2013, que não tem como fiscalizar pois a segurança depende de onde foi instalado, como foi operado e se teve manutenção. Como se trata maior parte de equipamento alugado transfere a responsabilidade para os órgãos estaduais e municipais que também não fiscalizam por falta de lei. A Sociedade Brasileira de Pediatria em resposta à uma reportagem do programa Bem Estar dia 14/06/2017, emitiu nota que crianças menores de 6 anos não devem utilizar o equipamento.
Encontrei vários projetos de lei em vários estados, um deles do estado do Rio de Janeiro, 2585/2013, que determinava as seguintes regras para a cama elástica ou pula-pula:
Mas, ficou só no projeto assim como em outros estados. Boa parte desse projeto de lei já está no manual do fabricante. Li alguns manuais e eles fazem muitas recomendações de uso, alertam inclusive para o risco de MORTE.
Existem 4 modelos de Pula-pula ou cama elástica a venda no Brasil, os modelos variam de acordo com o tamanho que vai de 1,83m a 3,66m, com capacidade 45kg a 100kg, nisso limita também a quantidade de crianças e uso para adultos.
Na verdade adulto só pode pular na maior e sozinho, ou seja, perigoso até para adultos.
Atenção: Se ultrapassar o peso ou a quantidade de crianças as molas podem escapar da estrutura, danificar a estrutura e até mesmo rasgar a lona com o excesso de peso. Acidente na certa!
A cama elástica ou pula-pula deve ser instalado em superfície plana, limpa e iluminada, longe de paredes, cercas e fiações elétricas. Depois de montada não pode ser movida. Para mover tem que desmontar e remontar.
Regras que o fabricante colocou no manual:
Grande parte dos acidentes ocorrem com crianças de até 5 anos, quando o pula-pula está cheio e com crianças de diferentes idades. Basta uma criança cair ou pisar sobre a outra para acontecer o acidente. Segundo da Academia Americana de Pediatria, 75% dos acidentes ocorrem quando várias crianças estão pulando ao mesmo tempo.
O presidente da Sociedade Brasileira de Obstetrícia Pediátrica, Márcio Akkari, em entrevista ao BBC News em julho de 2018, explicou que crianças pequenas ainda não tem o senso de direção apurado, por isso podem cair de mau jeito ou até mesmo no chão. Destacou que os ossos e cartilagens ainda são muito frágeis, o esqueleto só se torna compatível com o de um adulto ao final da puberdade.
Akkari ainda lembrou que um tornozelo quebrado leva 3 meses de imobilização, enquanto um punho quebrado, leva seis semanas para cicatrizar e começar a reabilitação.
Além disso, tem o risco no uso excessivo do pula-pula. Em janeiro de 2019, a Pais e Filhos relatou o caso de uma mãe que a filha apresentou dores e vômito no dia seguinte a utilização do brinquedo. A menina teve uma lombalgia que, por muito pouco, não atingiu a hérnia de disco. Outro caso foi de um menino de 3 anos, que passou dois dias pulando no pula-pula, este foi relatado pelo Jornal Extra, Janeiro de 2015, a mãe notou um inchaço na bolsa testicular dele. Exames detectaram uma hérnia. Os médicos acreditam que o esforço abdominal feito ao pular acentuou o problema que ele já tinha predisposição.
Caso você notar algum inchaço ou a criança reclamar de dor, leve ao atendimento médico, não demore, em alguns casos o atendimento rápido pode evitar possível cirurgia.
Lembrando que os infláveis tem todos esses problemas relatados um perigo extra podem: explodir ou murchar rapidamente.
Acredito não ser possível proibir totalmente o uso do pula-pula até porque é uma atividade física, motora e lúdica mas, podemos ser bem cautelosos e verificar muitas coisas antes de deixar brincar. Muitas vezes é melhor fazer o papel da mãe chata que nada pode do que da mãe relapsa que não enxergou o perigo.
Olhar as condições do pula-pula ou cama elástica:
Como vimos cada tamanho de pula-pula ou cama elástica tem sua capacidade e é fundamental ter um monitor controlando e mesmo que tenha um monitor, não confie totalmente, pois o mesmo pode não estar orientado e preparado. Fique junto!
Não deixar crianças menores de 5 anos pular com outras crianças e seguindo as orientações do fabricante.
Caso você for locar para a festa de aniversário, verifique a idade das crianças convidadas para locar o tamanho correto. Loque de empresas idôneas e que já tem tempo no mercado e ao receber o produto verifique as condições, caso não esteja em boas condições de uso não hesite em cancelar ou devolver. Melhor ter a falta de um brinquedo na festa do que ter acidentes.
Dica: Caso tenha muitas crianças menores de 5 anos, monte um espaço Baby, sem pula-pula, as crianças vão se divertir muito e sem preocupação para os pais. Outra opção também é contratar recreadores, a festa fica muito animada e divertida.
Com todas essas informações é possível sim deixar a criançada se divertir sem perigo.
Está procurando atividades para fazer em casa com as crianças? O Professor Giovani Soldera Pós-graduado em Educação Física Escolar, Árbitro da Confederação Brasileira de Voleibol, Personal de Treinamento Funcional e Profissional de Educação Física desde 1996 preparou um E-book com 500 Jogos e Brincadeiras para crianças, que são várias idades e com poucos materiais. Veja aqui.
Os filhos crescem e nossa missão vai ficando mais instigante, uma boa Missão Materna para você!
Abraços, Helen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais