Essa é uma receita antiga lá do tempo da vovó para curar anemia era bom cozinhar o feijão numa panela de ferro e por um prego enferrujado junto. Nunca achei a ideia de comer ferrugem interessante, mas eu já devo ter comido com certeza quando era criança. Nasci com anemia, os médicos falaram para minha mãe que eu não sobreviria, então com certeza deve ela deve ter feito essa receita várias vezes.
Hoje já existe estudo comprovando que não tem efeito nenhum cozinhar prego no feijão e pior pode até fazer mal. O estudo foi feito em conjunto pelo Instituto Federal de Educação - Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ (Departamento de Química e Departamento de Engenharia Elétrica-Campus Paracambi), Universidade Federal do Acre (Departamento de Nutrição) e IFRJ (Departamento de Química)-Campus Nilópolis, divulgado no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, em Florianopólis em 08 de novembro de 2009, acesse o estudo aqui.
O estudo é muito dinâmico, entrevistou pessoas mais velhas e também buscou respostas com os mais jovens, comprovaram que de forma geral as pessoas sabem que a anemia é causada pela deficiência de ferro. A grande maioria dos entrevistados respondeu que conhecia essa receita do prego no feijão e entre os mais antigos é uma receita verdadeira e entre os mais jovens há dúvidas, metade dos entrevistados acredita que funciona.
Bom, o estudo levantou alguns pontos que eu nunca havia pensado, eu só achava anti-higiênico por prego no feijão.
Apenas ter o ferro não basta, ele deve ser absorvido pelo corpo e é justamente nesse ponto que o mito do prego e da panela de ferro no feijão é desmentido. No Estudo tem a explicação cientifica, eu vou explicar na forma leiga mesmo. O tipo de ferro que está presente no prego e na panela vão em pequenas quantidades para o caldo do feijão mas, não são absorvidos pelo nosso organismo, mesmo com ingestão de vitamina C.
Existem alimentos como as folhas verdes escura que são ricas em ferro que nosso organismo tem dificuldade de absorver (ferro não heme) e precisam de um apoio da vitamina C para ser absorvida, enquanto o ferro presente em carnes e leite materno (ferro heme) é mais facilmente absorvido.
Além disso, a água quente da panela não tem oxigênio suficiente para fazer o ferro (enferrujar) desprender e o sal no cozimento faz o processo químico mudando o ferro para não absorvível. O mesmo vale para a panela de ferro, contei para minha mãe ela ficou meio desacreditada, vai continuar fazendo na panela de ferro, respondi: "Tá bom, mas, sem pregos!" Pelo menos a panela é de uso culinário, ufa!
Porém, um alerta! Conforme a fonte do estudo: Walter et AL (2008) “demonstram que o acúmulo de ferro nos tecidos, células e organelas tem sido associado a diversos processos patológicos, tais como câncer, doenças hepáticas e cardíacas, diabetes, disfunções hormonais e do sistema imunológico e doenças crônicas não transmissíveis, em virtude de seu papel oxidante no organismo.”
Se sua intenção é curar anemia a melhor alternativa é buscar acompanhamento médico se possível também com orientação de um profissional nutricionista. Uso de medicamentos (em alguns casos) aliado a uma alimentação equilibrada, com acompanhamento trará a cura da anemia e benefícios á saúde.
Sofro muito com o tal do: "Comi e não morri"! Me desculpe, mas não quero "tentar" matar ninguém. Por isso, pesquiso muito e busco informações em órgãos oficiais, faça o mesmo, antes de colocar em risco seu bebê ou sua família!
Se sua vovó ainda cozinha o prego junto com o feijão, talvez tentar explicar será um aborrecimento, respeite a sua idade e sua maturidade, tenha empatia. Apenas quebre o ciclo, não fazendo você o mesmo! Isso já será suficiente.
Você sabe o porquê de não usar sal na papinha do bebê? Acesse o artigo aqui. Veja receitas fáceis e com indicativo de idade em no nosso Menu: Receitas.
Boa Missão Materna,
Abraços, Helen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais