Pimentas com origem na América do Sul e Central tem seu maior uso no Norte e Nordeste brasileiro. Será que podemos colocar pimenta na comida do bebê? E criança pode comer pimenta?
A pimenta possui vitamina C, é termogênica acelera o metabolismo e ajuda a diminuir inflamações e tem propriedades antioxidantes, ajuda a prevenir o câncer e aumenta a imunidade, porém, sua ardência pode "queimar" o tecido bucal e agredir o aparelho digestivo causando uma gastrite química se o consumo for excessivo.
Na Introdução Alimentar, dos 6 meses aos 2 anos de idade,, é recomendado oferecer os alimentos exatamente como são, sem uso de temperos. Mas, sabemos que os bebês estão formando o paladar e todos os sabores incluindo os picantes, são bem vindos.
Lembrete: Não use sal até um ano de idade, após um ano, usar em pequena quantidade.
Não há problema em usar pimenta na comida do bebê como tempero ou mesmo como alimento para crianças em pequenas quantidades, desde que este bebê ou criança não tenha problemas gástricos como refluxo e não tenha nenhuma ferida na boca ou dentes nascendo que possa causar desconforto.
A pimenta para bebê deve ser mais para aromática como a pimenta de Cheiro, biquinho e a Santa fé Grande. As secas e misturadas também podem ser usadas como a pimenta branca, pimenta do reino e a pimenta síria.
Lembrando que em alguns estados do Brasil seu uso é comum, natural e cultural. Fazendo parte da dieta da mãe desde gestação também,não há motivos para evitar na amamentação. O bebê no ventre da mãe já está acostumado com tudo que a mãe comeu na gestação não faz sentido evitar na amamentação a não ser que apresente alguma reação alérgica, essa restrição deve ser feita com orientação médica.
Fora isso, deixe o bebê descobrir novos sabores! Pimenta para bebê pode!
E você gosta e usa pimenta? Tem alguma receita com pimenta para compartilhar? Conte para nós!
Abraços,
Missão Materna
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais