Já viu nosso Instagram? →
» Clique aqui «
Missão Materna
  • Início
  • Contato
  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Início
  • Contato
  • Sobre
  • Política de Privacidade

Pimenta na comida do bebê, pode?

Alimentação
Pimenta para bebê

Pimentas com origem na América do Sul e Central tem seu maior uso no Norte e Nordeste brasileiro. Será que podemos colocar pimenta na comida do bebê? E criança pode comer pimenta?

A pimenta possui vitamina C, é termogênica acelera o metabolismo e ajuda a diminuir inflamações e tem propriedades antioxidantes, ajuda a prevenir o câncer e aumenta a imunidade, porém, sua ardência pode "queimar" o tecido bucal e agredir o aparelho digestivo causando uma gastrite química se o consumo for excessivo.

Na Introdução Alimentar, dos 6 meses aos 2 anos de idade,, é recomendado oferecer os alimentos exatamente como são, sem uso de temperos. Mas, sabemos que os bebês estão formando o paladar e todos os sabores incluindo os picantes, são bem vindos.

Lembrete: Não use sal até um ano de idade, após um ano, usar em pequena quantidade.

Não há problema em usar pimenta na comida do bebê como tempero ou mesmo como alimento para crianças em pequenas quantidades, desde que este bebê ou criança não tenha problemas gástricos como refluxo e não tenha nenhuma ferida na boca ou dentes nascendo que possa causar desconforto.

A pimenta para bebê deve ser mais para aromática como a pimenta de Cheiro, biquinho e a Santa fé Grande. As secas e misturadas também podem ser usadas como a pimenta branca, pimenta do reino e a pimenta síria.

Lembrando que em alguns estados do Brasil seu uso é comum, natural e cultural. Fazendo parte da dieta da mãe desde gestação também,não há motivos para evitar na amamentação. O bebê no ventre da mãe já está acostumado com tudo que a mãe comeu na gestação não faz sentido evitar na amamentação a não ser que apresente alguma reação alérgica, essa restrição deve ser feita com orientação médica.

Fora isso, deixe o bebê descobrir novos sabores! Pimenta para bebê pode!

E você gosta e usa pimenta? Tem alguma receita com pimenta para compartilhar? Conte para nós!

Abraços,
Missão Materna

(4,21739130434783/5) 23 votos
Muito obrigado por seu voto =)

Artigos relacionados

Receita de Papinha de Bebê: Chuchu com Cenoura

Receita de Papinha de Bebê: Chuchu com Cenoura

Receita de Papinha de legumes: Chuchu com Cenoura Ingredientes: 1/4 Chuchu 1/4 Cenoura 1/4 Cebola 1 fio de óleo (pode ser o da sua escolha, não precisa ser só o azeite) Obs. Se você quiser fazer uma porção maior para congelar, use 1 cenoura e 1 chuchu e meia cebola. Você pode diversificar os temperos também como: alho, cebolinha, orégano ou alecrim. Sempre utilizar temperos naturais e cortar pequeno.

Leia mais
Introdução alimentar por Papinha

Introdução alimentar por Papinha

Você viu em nosso artigo Como se preparar para Introdução Alimentar algumas dicas de como agir, o esquema de com o que começar primeiro e que pode ser iniciado de 3 formas: Papinha, BLW e Participativa, aqui vamos tratar somente de Papinha. A Introdução Alimentar deve ser iniciada aos 6 meses de idade e ela se estende até aos 2 anos, que compreende os 1000 dias do bebê, da gestação aos 2 anos. Este período a criança deve receber a maior diversidade de alimentos com a menor quantidade de açúcar e sal.

Leia mais
Dificuldades na Introdução Alimentar – Papinha de Bebê

Dificuldades na Introdução Alimentar – Papinha de Bebê

Olá, meu nome é Carla e hoje vou dar o meu depoimento. Eu vou falar de como foi difícil começar a Introdução Alimentar do meu bebê. Vinicius nasceu de cesárea, eu tinha muito medo do parto normal, talvez hoje tivesse optado pelo parto normal, pois o pós-parto não foi fácil também, amigas que tiveram bebê com o parto normal, sofreram, mas o pós parto foi muito mais tranquilo. Eu esperei ele completar 40 semanas, também não queria que ele nascesse sem estar “pronto”, a gravidez foi tranquila, sem intercorrências, busquei uma alimentação saudável e pratiquei atividade física, fiz hidroginástica e caminhadas. Ele nasceu, a pega da amamentação foi um dilema, tive que pedir ajuda, fui no Banco de Leite, lá me orientaram, mas tive que voltar mais de uma vez, o peito doeu e ficou machucado. Com o tempo melhorou.

Leia mais

Helen Finger

Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais

Alergia Alimentar

Alimentação

Bebês

Desenvolvimento Infantil

Receitas

Saúde

Missão Materna
Tweets de @missaomaterna
Copyright © 2019-2025 - Todos os direitos reservados - Mapa do site - Política de privacidade - Política de cookies