Da gestação até os 2 anos de idade o bebê completa 1000 mil dias, que é uma das fases mais importantes da infância, algumas perdas nutricionais ou cognitivas nessa fase podem causar prejuízos para vida inteira.
O acompanhamento pediátrico deve mensal no primeiro ano de vida e devemos sempre seguir as recomendações oficiais dos órgãos de saúde como não oferecer alimentos que contenham açúcar até 2 anos e priorizar o aleitamento materno.
Pico de Crescimento é a fase que o bebê apresenta o crescimento no aspecto geral, no primeiro ano um bebê pode crescer cerca de 25 cm. São os estirões.
Salto de Desenvolvimento é referente a mobilidade, habilidade e aprendizado. O bebê aprende a sorrir, rolar, gatinhar, sentar, andar, falar entre outros.
Durante o Salto ou Pico, o bebê fica choroso, só quer colo e nada satisfaz. Pode acordar várias vezes a noite e ficar pouco sociável. Varia de bebê para bebê, alguns nem mudam comportamento.
Nessa variação de humor também pode alterar o ritmo da alimentação na Introdução Alimentar, perdendo o apetite para comida e mamando mais. O bebê não fica muito aberto para novas experiências.
No primeiro ano do bebê é praticamente salto ou pico atrás do outro. Tem uma listinha lá embaixo.
Para o bebê é tudo muito confuso e estimulante. Imagine descobrir que agora consegue emitir sons que a mamãe interage ou se mover sem ajuda e poder ver o mundo com mais nitidez com outro ângulo.
Por isso nesse momento o que o bebê mais precisa é de amor e carinho, colo. Tenha paciência que vai passar.
Enquanto não passa, busque manter a calma e equilíbrio. Nos momentos de muito choro, mude o ambiente. Mudar o ambiente e andar muda o foco e acalma. Músicas relaxantes também podem ajudar.
Não se assuste, seu bebê poderá rir enquanto dorme, acordar sentado no berço ou na posição para gatinhar. Sem nunca ter feito isso! Se acontecer, acolha, é normal!
Saber que os Picos e Saltos existem nos tira o peso de achar que estamos fazendo errado. Não tem nada de errado apenas é uma fase em que o bebê precisará de mais atenção e carinho.
As tabelas abaixo correspondem as semanas e meses de vida do Bebê. Vale lembrar que nem todos os Bebês sofrem interferências.
Sempre terá um Pico ou Salto marcante. O nosso foi o de 4 para 6 meses. Esse foi o mais longo e sofrido. Inesquecível!
Ao longo do crescimento infantil surgirá vários períodos suscetíveis de alteração de humor ou da rotina, principalmente do sono. Mas, esses primeiros nos guiarão e nos farão conhecer melhor a nossa criança.
Já ouviu falar do Livro "As Semanas Mágicas?" ? Nele tem todos os Picos e Saltos, além de texto explicativo com sugestões do que fazer em cada um deles. A leitura é leve e com relatos. Confira o livro aqui: As Semanas Mágicas - Versão Ebook.
Lembre-se: No momento que nossa criança está mais difícil é o momento que mais precisa de nós.
Boa Missão Materna para vocês,
Helen Finger Bregunci
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais