Na Introdução Alimentar alguns alimentos dão um nó na nossa cabeça. Um deles é o peixe. Sabemos da importância, mas morremos de medo dos espinhos. Além disso, tem a questão da alergia. A recomendação atual é oferecer o peixe para o bebê a partir de 6 meses.
A Sociedade Brasileira de Pediatria em Manual de Alimentação da Infância á Adolescencia, 2018, fez a seguinte recomendação: “A introdução de certos alimentos, potencialmente alergênicos, como ovo e peixe, pode ser realizada a partir do sexto mês de vida, mesmo em crianças com história familiar de atopia. Os estudos que avaliaram os benefícios da introdução de alimentos alergêncios a partir dos 6 meses e não tardiamente, observaram menor risco para o desenvolvimento futuro de desfechos alérgicos. A introdução após um ano de idade parece aumentar ainda mais os riscos de alergia.”
Você pode oferecer tanto peixe de rio como de mar e frutos do mar também. Pode ser: Frito, assado, ensopado ou em forma de bolinhos. A maior preocupação são os espinhos, por isso opte pelo filé do peixe, parte que contém menos ou nada de espinhos.
Veja na foto, fiz os cortes do peixe para cada idade e cada método de Introdução Alimentar: Papinha, Participativa e BLW. (Clique nos nomes para saber mais)
O peixe da foto é a Tilápia, eu passei na frigideira untada com azeite. Não usei nenhum tempero, mas já fiz com alecrim e ficou muito bom. Após 1 ano de idade pode adicionar sal em moderação. Veja aqui porque não pode usar sal na comida do bebê.
Essa receitinha uma amiga me ensinou e fica uma delicia. O peixe fica macio suculento e nutritivo.
Obs. Não coloquei aas quantidades porque vai depender da quantidade de peixe que você pretende fazer.
Bebês menores de 1 ano não usar sal.
Este bolinho não foi planejado, foi daqueles acidentes de percurso. Fui fazer o Filé de Tilápia e se desmanchou todo daí coloquei tomate picadinho e servi assim, mas a Alice não curtiu, sobrou.
Para não jogar fora, cozinhei uma batatinha amassei e misturei com o peixe. Passei aveia por fora e coloquei no forno por cerca de 20minutos, a 180 graus. Aí Alice amou.
Bolinhos assim neste formato comprido são excelentes para bebês em Introdução Alimentar BLW porque são fáceis de pegar e está nutritivo:
Esta é a minha receita preferida, pois ganho muito tempo e acho uma delícia.
Fica bem aromático e o caldinho delicioso. Se quiser pode adicionar: Cebolinha e salsinha picadinha.
Além, dessas opções você pode oferecer peixe assado na grelha ou frito. Só não pode oferecer aqueles peixes empanados tipo nuggets, este é um alimento ultraprocessado que contém muitos ingredientes, como sal, açúcar, óleos, gorduras e aditivos alimentares (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, entre outros).Que não são indicados para crianças até 2 anos., se possível mais.
Apesar, de ser assustador oferecer peixe para bebê, você vai ver que é simples de fazer. Alice ama, acho de fácil digestão e na fase que estava nascendo os dentinhos era bem macio.
E aí, gostou? Não deixei de conferir as outras receitas no MENU:receitas
Abraços,
Helen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais