Oferecer folhas para o bebê não é fácil, mas devemos incluir na alimentação de alguma forma. Folhas e vegetais verdes escuros como: Couve, Espinafre, Brócolis, Escarola, rúcula, agrião e outras são ricas em ferro e outro minerais. Além disso, possuem fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino.
Foi pensando nisso que resolvi tentar essa receita de Panqueca de Couve, primeiro sem ovo por conta da alergia da Alice. Gosto de receitas inclusivas sem alergênicos, mas nesse caso tem algo a mais, o Cálcio presente no leite atrapalha a absorção do ferro presente na Couve.
Portanto, se você quer maior aproveitamento do ferro o primeiro passo é esse não adicionar leite e o segundo é oferecer algum alimento com vitamina C, assim o organismo vai absorver melhor o ferro.
A Panqueca de Couve sem ovo e sem leite é uma ótima opção para diversificar no almoço ou janta e também uma boa opção para o lanche da tarde. Não existe idade ideal para esta receita, diferente de outras receitas que sempre falo que o recomendado é priorizar o alimento “in natura” aqui a prioridade é oferecer as folhas.
Porém, devido a textura da Panqueca pode ser que com 6 meses o bebê tenha uma certa dificuldade, próximo dos 8 ou 9 meses que já entendeu o processo de mastigação aí sim terá menos Gags. Veja aqui em Introdução Alimentar Participativa a diferença entre GAG e Engasgo.
Na receita tem Chia, que é um dos substitutivos do ovo na questão da liga, assim como a linhaça e a banana. Chia é um alimento riquíssimo possui: Ferro, magnésio, cálcio, potássio, sódio, vitamina A e C e fibras. Acrescentar chia em receitas é a melhor maneira para oferecer ao bebê.
Explicações dadas, vamos a receita.
Dica: Muito provavelmente a primeira panqueca não será a sua melhor, mas a medida que você vai fazendo, vai melhorando porque pega a prática.
Nessa quantidade de massa, aqui rendeu 4 panquecas grandes. Duas usei no almoço e as outras duas já aproveitei no lanche da tarde.
Não guarde massa crua para fazer, se sobrar massa faça toda e só aqueça na hora de consumir. Armazene na geladeira de um dia para outro no máximo.
São inúmeras possibilidades, desde salgado até doce. No Almoço fiz um molho de tomate com carne moída (que está na foto de capa) para o lanche fiz uma com queijo e outra com banana e cacau (chocolate). Veja aqui a Receita do Brigadeiro Fake para bebês, fica ótimo como recheio também. Mas, poderia ser com frango desfiado, só legumes picadinhos ou mesmo com frutas picadinhas.
E aí gostou dessa receitinha? Entre no MENU: Receitas e Veja outras fáceis de fazer e adaptadas para os bebês.
Todas as receitas são feitas e testadas por mim pela Alice, nossa parceiria de mãe e filha. Quando ela viu a Panqueca no almoço achou estranho, porque nunca tinha comido uma, mas no lanche da tarde, comeu e aprovou. Talvez aconteça isso aí também. Tudo que é novidade gera espanto, tenha paciência.
Boa Missão Materna para você!
Abraços, Helen.
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais