Descobri a alergia a ovo da Alice na Introdução Alimentar e a parte mais difícil da Alergia são os eventos sociais: Aniversários, confraternizações, churrascos, casamentos, reuniões de família e etc. E agora Natal e Alergia Alimentar o que fazer?
Não é só chegar à festa como todo mundo. Um alérgico precisa saber se o alimento que será servido no evento tem o alergênico. Muitas vezes o único prato que sobra sem alergênico é o arroz e como vou servir para um bebê em Introdução Alimentar somente arroz?
E infelizmente nessa verificação do preparo e dos ingredientes esbarramos com a falta de informação e empatia. As pessoas confundem intolerância com alergia alimentar. Alergia ao leite com Intolerância a Lactose é um exemplo, mas mais grave ainda já confundiram a alergia da Alice a ovo com alergia a Lactose. É frustrante e cansativo.
Chega o natal e todos nós queremos celebrar e comer as comidas tradicionais que não comemos o ano inteiro, como um delicioso Chocotone.
Não existe fórmula mágica. A partir da descoberta da alergia alimentar, conforme orientação do médico, teremos que controlar o alergênico seja apenas o alimento ou tudo que houver traços/partes desse alimento.
Então, deveria ser diferente, mas sabemos que a realidade é outra. Você que deverá buscar se incluir ou incluir sua criança na Ceia de Natal. Não espere que outras pessoas façam.
O trabalho de conscientização da alergia alimentar na família é o mais árduo. São as pessoas que mais temos contato, mas muitas vezes são as pessoas que mais nos decepcionam.
Já vivi algumas situações frustrantes, como: No dia que fizeram um bolo com ovo e comeram na frente da Alice porque “bolo sem ovo era ruim” e outro dia que encheram a salada de ovo não dando opção de salada para ela. Sem contar os vários alimentos que ofereceram e ela não podia comer. Eu tive que tomar da mão a fazendo chorar.
Nem tudo é tristeza, já vivi situações lindas de amor e empatia: No dia que a mãe do aniversariante fez cupcakes sem ovo para Alice comer e deu opções de jantar e outro dia que a noiva do casamento que eu era madrinha me passou todo o cardápio antecipado para que eu já soubesse o que seria servido e caso precisasse levar algo para Alice comer.
Agora voltando ao Natal. Não espere! Faça você aquela Ceia de Natal Maravilhosa repleta de coisas gostosas sem alergênicos.
Se acontecer de alguém fazer um prato inclusivo, dê valor! Nem todas as pessoas estão dispostas a se esforçar tanto.
Nossa Ceia de Natal o ano passado foi: Bolo de Natal sem ovo, Peru, Arroz com passas, tomate, alface e batata palha. A batata palha não é um alimento ideal para crianças, mas tinha no Salpicão com ovo e não queria que a Alice pegasse de lá. Portanto deixei reservada para ela bem longe do Salpicão.
A cada ano que passa fico mais forte e determinada, este ano encontrei um E-book com Receitas Natalinas Veganas (Sem Leite e sem Ovo) e estou disposta a deixar a Ceia de Natal mais completa.
Se passei vontade não lembro mais. Ah, mas por a barriga no fogão no natal? Sim! Só o fato de ter uma noite tranquila já vale o sacrifício. O Natal e a Alergia Alimentar podem conviver juntos em harmonia na noite de natal acredite!
Vamos nos manter positivas e confiantes, o futuro há de ser melhor. Seguiremos em paz e com o que pudermos fazer.
Sempre que puder fale sobre a Alergia Alimentar, quanto mais falarmos e expor a realidade, maior a chance de acolhimento. Este seria um lindo presente de Natal para todos os alérgicos - INCLUSÃO E ACOLHIMENTO.
Boa Missão Materna de Natal para você!
Abraços, Helen Finger Bregunci, mãe da Alice alérgica a Ovo.
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais