A montagem da árvore de natal é uma das tradições de grande parte das famílias. Mas, quando temos crianças pequenas podem surgir alguns receios como a árvore cair encima da criança e o medo do choque com o pisca-pisca,Além da necessidade de incluir a criança desde do ínicio nas festividades do Natal.
Preparei um E-Book GRATUITO com Atividades e Tags para você fazer o Advento de Natal na sua casa este ano.
Alice, nasceu em Setembro então pegou as festividades Natal e Páscoa antes do primeiro ano, hoje tem 3 anos, mas está no quarto natal. Seu primeiro natal ela tinha 3 meses, montei a ávore nada minimalista (2 metros) com ajuda dos meus mini vizinhos. No segundo natal, ela tinha 1 ano e 3 meses, estava explorando toda a casa. Não tive coragem de montar a árvore inteira. Montei apenas o topo. No terceiro Natal, viajamos para a casa da Bisa, lá a árvore era pequena. Este ano encarei a árvore gigante e ela me ajudou a colocar os enfeites.
Com 3 meses ela só admirava, mas a visão nessa idade não é tão nítida, então pouco aproveitou. Com 1 ano ela arrancava as bolas da árvore e jogava no chão, minha intuição materna estava correta em montar só uma parte. Com 2 anos teve um pouco de dificuldade para colocar os enfeites, mas manteve boa parte deles na árvore. Agora, com 3 anos colocou os enfeites até aonde alcançou e vinha a cada momento me mostrar que conseguiu colocar um montão de enfeites. Inclusive essa foi a nossa 3ª Atividade do Advento de Natal.
Vejam que existe um processo evolutivo de habilidades por isso não podemos exigir maturidade da criança em manter a árvore com os seus enfeites e nem exigir que consiga colocá-los com a mesma eficiencia que nós.
Encontrei essa referência na página "Madetomontessori" e reproduzi. Vivi todas essas estapas com a Alice aqui em casa e em cada uma delas uma experência diferente. Nas fotos montei apenas o topo da árvore, que é uma sugestão para quem tem uma árvore muito grande como eu.
.jpg)
Nessa idade a criança está explorando o ambiente, lembram que eu comentei que a Alice arrancava as bolas e as jogava no chão? Ela queria entender o movimento e escutar o barulho, mas não conseguia tirar pelo fio, então puxava a bola com força de forma que soltava do ganchinho. Por isso, nessa idade uma árvore com enfeites manipuláveis é mais intressante como a árvore de feltro. Na foto no lugar das bolas tradicionais a sugestão é usar pompons, escolha os maiores. Eles grudam nos galhos e podem ser removidos e recolocados facilmente.
.jpg)
Essa é a idade da transição, a criança ainda irá mexer muito, mas já consegue colocar alguns enfeites da árvore, se o gancho for firme. Na foto tem argolas dessas que usamos para fazer porta guardanapo ou de cortina de varão. A criança dessa idade já consegue colocar enfeites na árvore de natal se o gancho firme. Coloquei na cestinha um bombom de isopor que tem um gancho firme atrás também poderia ser uma opção de enfeite.
.jpg)
Crianças maiores de 2 anos já conseguem colocar os enfeites na árvore, mas veja o tamanho do fio. Fio muito curto é mais complicado, pois a criança usa as duas mãoszinhas para abrir e colocar no galho. Os enfeites podem ser de tamanhos variados, mas evite os frágeis e pesados. Alice amou os com glitter e os sinos que fazem barulho.
Diferente do tempo de quando eu era criança, hoje os piscas-piscas são mais seguros. São de Led, não esquentem e não fica parte descoberta. Mas, o uso de extensão ou adaptadores pode ser um grande risco . O ideal é se não tiver uma tomada perto, talvez seja prudente não colocar esperar a criança crescer mais um pouco. LIGUE SOMENTE no momento que você possa acompanhar a criança. As luzes são um estimulo maravilhoso, mas o desejo infantil de colocar a mão e sentir ou mesmo puxar será enorme, não confie.
Este é o nosso primeiro ano com o pisca-pisca. Já avisei que não pode por a mão e que só pode ser aceso a noite assim como as estrelas brilham no céu. Por segurança a ponta aonde encaixa na tomada está no alto, escondida e preso aos galhos. A vontade de conhecer e aprender sempre será maior do que escutar os conselhos da mãe, por isso, melhor previnir.
A experiência do Natal pode ser vivida desde do ínicio, nós só temos que ter a sensibilidade de identificar as necessidades e as habilidades da nossa criança em cada etapa.
Está procurando Atividades de Natal? Confira esse PDF com 320 Atividades de Natal você pode imprimir quantas vezes quiser e tirar sua criança um pouco da tela. As atividades são educativas e do tema do Natal, vale a pena conferir.
Boa Missão Materna de Natal para você
Abraços, Helen Finger Bregunci
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais