Ler livros melhora a memória, alivia o estresse e nos faz viajar sem sair do lugar. Mas, o que a leitura promove no desenvolvimento infantil?
Ler para crianças ajuda a estimular a fala, além de aumentar o vínculo com os pais ou cuidadores.
Ao fazer a leitura para uma criança, ela escutará frases longas e completas. O texto rico de palavras e expressões que não são de nosso uso comum. As preposições, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e concordância estão devidamente organizados, ampliando e ajudando a comunicação correta.
A diversidade de palavras novas com as diversas situações aumenta o vocabulário, além do repertório semântico e sintático. A criança aprende a nomear sentimentos como: alegria, tristeza, medo, raiva, espanto, culpa e etc. Acompanhando os acontecimentos com os personagens, desenvolve a empatia, se colocar no lugar do outro. Como seria se fosse com ela?
Com a leitura a criança melhora a concentração, atenção e raciocínio, pois toda história tem começo, meio e fim. Existe ação e reação.
Para que os benefícios da leitura no desenvolvimento infantil sejam absorvidos, deve ser um hábito constante, rotineiro. O foco da leitura em casa não deve ser a alfabetização e sim o momento afetivo e prazeroso. As crianças com a leitura constante vão descobrir que as letras são símbolos que juntas formam palavras e textos com significados.
É possível começar a leitura ainda na gestação, a partir de 25ª semana de gestação os bebês já escutam vozes, diferenciam e reagem a elas. “O cérebro começa a desenvolver dentro do útero e a criança sente. Ela pode não entender as palavras, mas ela sente que alguém está se comunicando com ela. Aquelas conexões neuronais estão todas começando a formar. E se nós tivermos bons estímulos, nós fazemos conexões boas”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz, em participação de reportagem feita pelo Jornal Nacional, em 16/10/2015.
“Mães que leram contos, cantarolaram músicas ou colocaram músicas durante a gestação, notam que as crianças mostram uma preferência por contos e músicas que ouviram repetidas vezes enquanto estavam sendo geradas, demonstrando que há traços de memória deste período” (Wilhem, 1997).
Na mesma reportagem a leitura também era o estimulo para bebês que estão na UTI, o tom da voz da mãe e as histórias com finais felizes faziam os bebês ficarem mais calmos. A espera e a recuperação se tornavam mais agradáveis e rápidas.
Algumas situações vivenciadas pelos personagens se parecem com a vida real, isso auxilia a criança a entender melhor o mundo que ela vive, se protegendo do perigo, se cuidando ou cuidando do próprio ambiente.
Não é preciso adquirir livros caros, basta começar a frequentar bibliotecas públicas, acesse aqui e veja a biblioteca mais perto de você, buscar na própria escola da criança, em Bazar ou venda de usados(desapegas). É possível também ler livros digitais, porém, deve-se tomar cuidado com excesso de exposição das telas nos olhos das crianças.
Crianças abaixo de 2 anos não devem ter acesso a telas como televisão, tablet, computador e celular, acima de 2 anos o tempo deve ser controlado pelos os pais.
Deixe a versão digital para em momentos fora de casa como a espera pela consulta médica. O toque no livro e o virar das páginas com as gravuras e texturas é mais saudável para as crianças.
Dica: Desligue a televisão e crie o hábito da leitura, principalmente a noite. Boas leituras estimulam o sono tranquilo.
Aqui lemos muito, amamos! Temos nosso cantinho dos livrinhos e os momentinhos de leitura diária.
Aproveite a promoção de livrinhos a partir de R$1,00! Confira aqui: Livros Infantis na Promoção!
Boa leitura para vocês!
Hélen, Missão Materna.
Fonte: Fundamentos Desenvolvimento Infantil – Gestação aos 3 anos, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal-Pela Primeira Infância, Maio 2013. Receite um livro, A Importância de Recomendar a leitura de 0 a 6 anos – Sociedade Brasileira de Pediatria e Itáu Social – 2015.
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais