Você viu em nosso artigo Como se preparar para Introdução Alimentar algumas dicas de como agir, o esquema de com o que começar primeiro e que pode ser iniciado de 3 formas: Papinha, BLW e Participativa, aqui vamos tratar somente de Papinha.
A Introdução Alimentar deve ser iniciada aos 6 meses de idade e ela se estende até aos 2 anos, que compreende os 1000 dias do bebê, da gestação aos 2 anos. Este período a criança deve receber a maior diversidade de alimentos com a menor quantidade de açúcar e sal.
Não deixe de conferir nosso artigo sobre os Sinais de Prontidão
Existem inúmeras receitas, inclusive um ebook que recomendamos que é 50 Receitas de Papinhas Caseiras, de modo geral os legumes são cozidos e as frutas raspadas podem ser misturados ou não e devem ser apenas amassados com o garfo, a textura será de um purê. A medida que o bebê for crescendo a textura deverá ser aumentada até chegar na mesma comida da casa.
Por que o liquidificador se tornou o vilão? Quando batemos os alimentos (liquidificamos) acabamos por detonar a Introdução Alimentar do nosso bebê, porque:
Era por isso que anos atrás, existiam bebês “ruins” de comer. Nenhum bebê é “ruim” de comer, apenas, eles comem o que tem vontade e o suficiente para satisfazer, bebê que mama não entende que a comida é para alimentar, para um bebê de 6 meses o leite é o alimento e a comida é algo diferente que pode ser um brinquedo.
Você não precisa de um pratinho especial, utilize aquele pratinho de lanche, que não é nem o fundo e nem o raso, ou outro prato que você tenha em casa.
Marmitinhas nessa fase são muito bem vindas, tem bebês que comem melhor fora de casa do que em casa.
Essas atitudes além do bom preparo da papinha vão ajudar e muito ter uma Introdução Alimentar com papinha bem sucedida, você encontra mais informações de como fazer papinhas e outras dicas no ebook 50 Papinhas. Se você não leu, leia nosso artigo Como se Preparar para Introdução Alimentar.
Tenha pensamento positivo mas sem expectativas, explore e curta junto que tudo dará certo,
Que sua Missão Materna seja leve,
Hélen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais