Eu sei, é difícil começar, são muitos detalhes e uma responsabilidade imensa. E nessa auto cobrança com horário, escolha do alimento, textura e corte esquecemos da pessoa principal: O Bebê.
Queremos que o bebê continue mamando, amamos amamentar, mas queremos que o bebê seja independente para que possamos ter um pouquinho de nós de volta novamente. Sentimento natural.
Na Introdução Alimentar do seu bebê você vai: Errar, Chorar, Desesperar e Quase desistir. Mas, vai: Vencer, Entender, Compreender e Aceitar.
O bom é que você não está sozinha, eu já passei por isso e outras mães todos os dias passam por isso.
E a minha dica: Faça a Introdução Alimentar com Afeto.
Sua comida é sim a melhor do mundo, mesmo sem sal. Tudo você preparou com carinho e cuidado. Na hora de servir e alimentar seja: Papinha, Participativa ou BLW, Que Seja com Afeto.
O alimento nutri o organismo, mas o afeto nutri a alma. As crianças precisam muito mais que uma comida bem preparada, precisam sentir que aquela comida foi feita especialmente para elas.
Abra um sorriso ao oferecer a comidinha, diga o nome de cada alimento, respeite e entenda que aquele "pouco" para você é o "suficiente" para ela.
Monte seu melhor pratinho sempre que possível, coloque detalhes, mude os temperos e as cores.
Deixe atrativo! O visual da comida conta tanto quanto o sabor. Pode estar uma delícia, mas se não tiver presença não atrai.
Trocar o colo por uma cadeirinha de alimentação não é fácil. Dê Afeto na Introdução Alimentar para se aproximar do seu colo. Mas, tenha a certeza e entenda que seu colo ainda será melhor coisa do mundo! Seja amamentação por leite materno ou Fórmula.
Tenha paciência, amor e persistência. Deixe tudo fluir com calma e leveza. Não cobre tanto de você e do seu bebê. Introdução Alimentar é um processo longo vai até 2 anos de idade. Vocês estão construindo uma nova relação juntos.
Saiba que a insistência para comer mais ou obrigar a criança a comer no momento que ela não está com vontade no futuro pode gerar transtornos alimentares graves. Antes de querer informações sobre nutrição e receitas precisamos entender o nosso bebê. Aprenda: Observar, Respeitar, Entender e Aceitar.
Cada alimento oferecido ao bebê é uma nova experiência que podem ser boas se ao lado de quem está curtindo junto.
A Introdução Alimentar do seu bebê não precisa ser um pesadelo. Busque informações e estude. No nosso site tem um Menu Inteiro só sobre Alimentação e outro com Receitas para bebês até 2 anos com explicações.
Além disso, em nossas redes sociais Instagram e Facebook você encontra outras dicas e apoio. Pode perguntar, sugerir temas e tirar dúvidas.
Vamos juntas fazer a Introdução Alimentar com Afeto?
Boa Missão Materna para você!
Abraços, Helen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais