A carne moída sempre foi um coringa para mim, é rápida para descongelar e preparar, mas acredito que a Alice tenha enjoado, simplesmente começou a recusar por volta de 1 ano e meio.
Com certeza você já ouviu em falar sobre seletividade nessa idade, pode ser, mas acredito mesmo que ela queria outras opções. Porque a carne em pedaços ela comia bem.
Não gosto muito de “rótulos”, prefiro oferecer o alimento de outras formas antes de dizer que não gosta ou que deixou de gostar.
Por isso fui atrás de uma receita que pudesse utilizar a carne que eu já tinha. Essa receita eu adaptei para a realidade da Alice, pois boa parte das receitas Hambúrguer com Legumes são com ovos e ela tem alergia ao ovo. Então, utilizei a linhaça que substitui o ovo.
Esta receita de Hamburguer com Legumes é indicada para bebês a partir de 6 meses. Após 1 (um) ano de idade pode ser adicionado um pouco de sal.
A linhaça dá a liga, não altera muito o sabor, deixa mais crocante e traz benefícios a saúde. Ela substitui o ovo por dar a liga, mas não em questão nutricional.
O ovo é muito rico em nutrientes, mas a linhaça é rica em fibras o que ajuda no intestino, possui ácidos graxos ômega 3 e 6, vitaminas complexo B, E e C e minerais.
A couve é alimento riquíssimo e muito versátil, porém difícil de oferecer ao bebê por conta da folha não ser fácil de mastigar. Eu sempre ofereci a couve bem picadinha cozida com arroz ou na farofa, mas resolvi colocar na receita do Hambúrguer com Legumes e ficou ótimo.
Rendeu: 6 Hambúrgueres com Legumes pequenos.
Dica: Se quiser pode passar açafrão para deixa-lo amarelinho, na foto um hambúrguer está com açafrão e outro não. Os Legumes do hambúrguer você pode diversificar. Lembrando só que devem estar pré-cozidos.
Essa é uma opção também para lanche ou para a noite do sanduíche para as crianças maiores que já curtem fastfood.
Existe hambúrguer pronto e congelado, porém este contém ingredientes artificiais desnecessários, além do sal. O hambúrguer caseiro com legumes é muito mais nutritivo e você prepara com o que tem em casa, aproveitando o que sobrou de outra refeição, por exemplo.
Para bebês que estão na Introdução Alimentar com BLW, é uma maravilha, deixe o formato comprido assim eles podem pegar com a mãozinha. O formato coração ou circulo também é fácil, mas o comprido fica mais acessível.
Gostou da Receita? Se fizer me conte, adoro compartilhar receitas fáceis e nutritivas. Veja no Menu: RECEITAS tem outras receitinhas fáceis, já testadas e aprovadas por mãe e filha.
Boa Missão Materna para Você,
Abraços,
Helen Finger Bregunci
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais