Em 2019, passei a Páscoa com minha vó no sul e me chamou atenção um outdoor com a imagem de um coelho (animal, não pelúcia), dizendo a seguinte frase: Não dê Coelho de Páscoa! Ele não é brinquedo, é um ser vivo! Não lembro a entidade que estava fazendo a campanha, mas gravei isso no meu coração e eu não podia deixar de continuar a campanha.
Quando eu era criança com 10 anos, meu pai deu um coelho para mim e outro para minha irmã, 6 anos, de Páscoa. O da minha irmã era menor e branco e o meu era maior e preto. Enquanto estavam em caixas separadas não deu problema, assim que eu e a minha irmã soltamos começou a confusão. Os dois eram machos! Imaginem a briga que deu.
Eu e a minha irmã começamos a chorar, porque não entendíamos o que estava acontecendo. Meu pai acabou deixando o meu coelho que era maior com minha tia, ficou de presente para minha prima e o coitado acabou morto pelo cachorro que tinha na casa.
Meu pai acabou me compensando com uma fêmea, só que surgiu outro problema, eles precisavam de espaço. Então acabaram ficando no fundo da loja do meu pai, ele fez uma espécie de grade e ficavam lá.
Tínhamos que limpar constantemente, não eram mais tão dóceis como quando eram enquanto filhotes e começaram a ter filhotes. Foram muitas ninhadas, começaram a ter filhotes entre pai, filha, prima, tio e virou aquela bagunça. Começaram a adoecer, morreram todos. Muito triste.
Quando vi a frase no outdoor, lembrei de tudo isso e pensei: Pode ser evitado! Estamos na Páscoa de novo e repito o Alerta: Não dê Coelho de Páscoa! Ele não é brinquedo, é um ser vivo!
Andei pesquisando e descobri que o Coelho é 3º animal mais abandonado depois do cachorro e gato. Um coelho tem uma vida longa pode chegar a 15 anos de idade! Tem várias raças desde que pesam 150 gramas até 12 kilos. Precisam de espaço e alimentação adequada.
Portanto se você pensa mesmo em dar um coelho fofo para sua criança, pesquise muito bem para não acontecer como aconteceu na minha casa.Esteja ciente que qualquer animal doméstico é uma responsabilidade,não é um brinquedo que brinca um pouquinho e guarda.
Abandono ou maus tratos é crime está previsto na Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Se sua intenção é dar companhia para sua criança. Ao invés de comprar, adote. Tem tantos animais abandonados precisando de um lar. Basta digitar no google: “adoção de animais” sua cidade e estado que aparecem muitas opções de entidades precisando de ajuda.
Neste artigo do Ecycle tem dicas de adoção e no final tem contatos de algumas Ongs, Sociedades Protetoras e instituições por estado.
Se agora você não tem mais certeza e se acha que não é momento, a melhor opção é a pelúcia mesmo, deixe os coelhos na natureza fazendo seu papel na cadeia alimentar. Resista aos pedidos das crianças e informe que agora não é o momento. Quem sabe no próximo ano, né?
Existem muitas outras maneiras de presenterar e viver a Páscoa de forma mais significativa e em família. Confira alguns artigos no site sobre a Páscoa: Doces de Páscoa , Brincadeiras de Páscoa e Atividades de Páscoa .
Boa Missão Materna de Páscoa para você!
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais