O natal sempre foi cercado de muitos símbolos: Anjo, Presépio, Canções, Contos, Estrela, Sino, Árvore, Bolas, Papai Noel, Presentes e etc.
A guirlanda de natal é um dos símbolos de natal, mas inicialmente era uma coroa feita de ramos e flores utilizada por povos pagãos para simbolizar solstício de inverno do hemisfério Norte dando boas vindas aos Deuses e espantando os demônios ou maus espíritos do lar.
Com a chegada do cristianismo e final da segunda guerra mundial as coroas ganharam velas e passaram a ser utilizadas como Coroas do Advento de Natal, marcando o início das festividades do nascimento de Jesus e trazendo outros significados.
Existem dois tipos de Coroas do Advento: Coroa do Advento Religiosa e Coroa do Advento dos 4 Anjos (Lenda Russa). Apesar de serem parecidas as simbologias e ritos são distintos.
A Coroa do Advento é uma excelente alternativa para resgatar o significado do natal, trazendo um pouco de calmaria e reflexão. O Natal pode ser apresentado para as crianças de uma forma mais concreta e com lindas memórias e ensinamentos.
Preparei um E-Book GRATUITO com Atividades e Tags para você fazer o Advento de Natal na sua casa este ano.
A Coroa do Advento religiosa surgiu em Hamburgo, Norte da Alemanha na Igreja Luterana, mas foi adotada também pela Igreja Católica, sendo usada pela primeira vez numa Igreja Católica de Colônia em 1925 e em Monique em 1930.
Em torno de 1840, com o Pastor Luterano Johann Heinrich Wichern criou a Coroa do Advento com velas como forma de marcar o início do Natal para as crianças órfãs que foram acolhidas por ele numa casa grande Batizada de Casa Rústica.
No início a Coroa do Advento foi feita com uma roda de carroça pendurada no teto que ganhava uma vela por dia até completar 24 velas. As crianças se admiravam com aumento progressivo da luz dia pós dia, até que no natal ficou radiante.
Dois anos mais tarde a comunidade adotou a tradição e incluiu na Coroa do Advento Ramos de Pinheiro simbolizando vida além de simplificar para 4 velas, uma vela por semana do Advento de Natal.
Não existe uma regra ou determinação de que a Igreja tenha que fazer ou ter no altar a Coroa do Advento, assim como não existe uma regra de cores e tamanhos.
No início as velas eram um degradê começando da mais escura para a mais clara, simbolizando o processo de purificação e a última vela a chegada de Jesus trazendo o perdão e renovando a fé.
Hoje o comum é encontrar Coroas do Advento com 4 velas sendo três Roxas e uma Rosa. A quinta vela na cor branca pode ser usada na noite de natal, foi incluída pela tradição Irlandesa.
Algumas famílias e comunidades podem utilizar todas as velas brancas, fazendo uma identificação numérica ou detalhes como fitas e etiquetas lembrando as cores da liturgia. Ou ainda utilizar velas coloridas com outro significado:
A Coroa do Advento dos 4 anjos é muito utilizada em escolas Waldorf.
A Lenda Russa conta que há muito tempo atrás os homens moravam em cavernas escuras e não sabiam como plantar, colher, construir sua moradia.
Deus então pediu para que anjos fossem aos quatro cantos do mundo para anunciar a chegada na terra de seu filho.
Então o primeiro Anjo desceu, tinha asas Azuis e trouxe um raio de sol de Deus que iluminou as cavernas e permitiu que as pedras fossem extraídas. Ele usou as pedras para colocar nos rios e fazer com que a água corresse mais depressa, assim trouxe a chuva.
O segundo anjo tinha asas verdes mas, era mais lento que o primeiro não conseguiu chegar cedo com o raio de sol de Deus. Então, seu raio de sol deu cor e perfume às plantas. Ele ensinou os homens a preparar a terra e plantar as sementes.
O terceiro Anjo tinha as asas amarelas e antes de vir a terra foi bem pertinho do sol e ganhou um raio do próprio sol. Quando chegou a terra todos ficaram admirados com seu brilho e ele trouxe a boa nova que o Filho de Deus chegaria. Todos na Terra se alegraram e começaram a se preparar os pássaros fizeram canções, as borboletas se coloriram e foi um falatório só. O vento espalhou a notícia para que todos que um convidado especial estava chegando.
O quarto anjo com as asas vermelhas estava tão ansioso para participar que não esperou ser chamado, foi direto falar com Deus. Deus então tirou um pedaço da luz do seu trono e pediu para que o anjo colocasse no coração de todos nós porque o dia do nascimento de Jesus estava chegando.
Por isso na Coroa do Advento dos 4 Anjos, a sequência das velas são:
As duas Coroas do Advento começam e terminam no mesmo dia. As velas serão acesas nos 4 domingos que antecedem o natal sendo a primeira vela no domingo mais próximo do dia 1ª de Dezembro.
O momento de acender a vela da Coroa do Advento é um momento de reflexão em família que pode ser incluída uma oração, uma passagem bíblica, um texto ou um conto ou mesmo uma canção.
A cada domingo a quantidade de velas acesas aumenta, na segunda semana são acesas a 1ª vela e a 2ª vela, na terceira semana a 1ª, 2ª e a 3ª, até que na quarta semana as 4 velas ficam acesas juntas marcando o encerramento do Advento de Natal.
Para complementar as Atividades do Advento de Natal e tirar as crianças da frente das telas, achei esse arquivo PDF incrível com 320 Atividades de Natal. Algumas delas separei para o nosso Calendário do Advento que estou preparando.
Tenho certeza que este Natal será incrível e especial com o real significado e renovação dos laços de amor e paz.
Boa Missão Materna de Natal para você,
Abraços, Helen Finger Bregunci
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais