Fazer o próprio brinquedo ou ver um material que não tinha a finalidade virar um brinquedo estimula a criatividade e ajuda a desenvolver outras habilidades nas crianças. Sempre existem maneiras de fazer brinquedos reciclados criativos com poucos materiais e coisas que temos em casa.
Os brinquedos prontos, eletrônicos, próprios para idade são excelentes não há dúvidas, são educativos e muito seguros, porém limitados, pois a experiência da criança acaba ali nos recursos que eles trazem e muitos deles ainda podem depender de pilha ou bateria, se ficar fraca ou acabar, a brincadeira acaba junto.
Muito se perdeu da arte de fazer brinquedos, existem hoje poucas oficinas que fazem e consertam brinquedos, boa parte desses brinquedos feitos artesanalmente é de madeira e por ter poucas pessoas que fazem tem um valor elevado o que desestimula os pais ou avós comprar.
O papelão é um recurso que pais e professores têm para criar brinquedos reciclados criativos. Podem usar caixas, folhas e até o rolo como de papel toalha ou papel higiênico.
Nosso brinquedo reciclado criativo, chama-se:
Utilizamos tudo que já tínhamos em casa, veja os materiais:
- 2 Rolos de papel alumínio e papel toalha (se possível cilindros de tamanhos diferentes).
- Fitinhas de papel de presente.
- Cestinha (pode ser uma caixinha de papelão) com brinquedos e objetos.
- Fita Adesiva.
- Pote de sorvete vazio ou outro recipiente.
Obs. Os rolos também podem ser substituídos por aqueles pedaços de cano de pvc que sobraram na última reforma da casa.
Modo e fazer: cole a fita adesiva para prender a fita de papel de presente nos rolos.
Preso a fita de papel de presente em cada rolo, você vai amarrar os rolos no local de acesso a criança, pode ser na maçaneta de uma gaveta ou armário, nas costas de uma cadeira de fio ou ainda se você não tiver aonde amarrar você pode cortar um pedaço de fita dupla face e colar o rolo numa porta de madeira ou vidro, daí não serão necessárias as fitas.
Objetivo do brinquedo é a criança ir tentando por os objetos dentro dos cilindros (rolos) para que caiam no pote de sorvete, se os cilindros (rolos) forem de tamanhos diferentes a brincadeira ficará mais interessante, pois a criança tentará em um rolo fino o objeto e não conseguira terá que tentar o outro. Por isso o ideal é que os objetos sejam diferentes no tamanho e espessura também.
Dica: Quando enjoar, troque os objetos e os rolos de lugar e durante a brincadeira você pode ir perguntando: será que a colher cabe neste? E essa bolinha?
Você pode por muitas coisas de diferentes tamanhos, cores e funcionalidades. Exemplo: Canudo, rolha, prendedor de sacos, brinquedos e etc. Observe apenas se criança tem a tendência de por na boca, nesse caso evite objetos pequenos.
Aqui nosso brinquedo ficou pronto em 15 minutos! Custo ZERO e diversão total. Brinquedo reciclado criativo e educativo!
Veja o vídeo da brincadeira Cabe ou não Cabe em ação em nossa rede social.
Está procurando atividades para fazer em casa com as crianças? O Professor Giovani Soldera Pós-graduado em Educação Física Escolar, Árbitro da Confederação Brasileira de Voleibol, Personal de Treinamento Funcional e Profissional de Educação Física desde 1996 preparou um E-book com 500 Jogos e Brincadeiras para crianças, que são várias idades e com poucos materiais. Veja aqui.
Boa Missão Materna! Abraços,
Helen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais