Já viu nosso Instagram? →
» Clique aqui «
Missão Materna
  • Início
  • Contato
  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Início
  • Contato
  • Sobre
  • Política de Privacidade

Como escolher o brinquedo ideal?

Desenvolvimento Infantil
Como escolher o brinquedo ideal?

Para uma criança se desenvolver plenamente só cuidar da nutrição não é suficiente. Ela também precisa receber estímulos adequados. Você já se perguntou se existe um brinquedo ideal? Por que a criança pára de brincar com aquele brinquedo novo? Em casa você consegue ver diversidade de brinquedos além da quantidade?

Somos responsáveis pelo alimento que entra na nossa casa e se dermos opções saudáveis, a criança poderá se alimentar livremente de tudo. Para isso seguimos os grupos alimentares, equilibramos as refeições e evitamos os alimentos ricos em açúcar, sal e gordura.

Utilizando essa mesma ideia para os brinquedos. Pensando nos tipos de brinquedos, como seria esse “pratinho”? O que toda criança deveria ter de brinquedos na sua caixa de brinquedos?

Dificuldade na Escolha do Brinquedo Ideal

Antes de ser mãe, eu ia até a loja de brinquedos e pedia: “Quero um brinquedo para uma criança de 3 anos”. A vendedora mostrava as opções, eu pensava no personagem preferido, conferia se tinha o selo do inmetro e a indicação da idade. Apenas isso!

Depois da Alice, comecei a refletir um pouco mais e percebi que falta informação do que comprar. Todo dia tem lançamento e muita exposição na mídia, cedemos o que a criança pede ou acabamos optando por aquilo que gostamos, mas não pensamos no que a criança precisa, assim como na alimentação.

Os brinquedos são ferramentas para o brincar e equivale ao ar que a criança respira. É no ato de brincar que a criança aprende e desenvolve diversas habilidades.

Tipos de Brinquedos e Habilidades para Desenvolver

Se você for pensar nos brinquedos como alimentos, o ideal é um pouco de cada, diversificando. Nessa analogia temos brinquedos para as seguintes habilidades: Sensoriais e Motores, Atividade Física, Atividades Intelectuais, Reprodução do Mundo Técnico, Desenvolvimento Afetivo, Atividades Criativas e Relações Sociais.

Brinquedos Sensoriais e Motores:

menino empilhando cubos

Chocalhos, Mordedores, Painéis Sensoriais, Livros Sensoriais, Brinquedos para Areia e Água, Areia Colorida, Carrinho de Puxar para encher e esvaziar, Carrinhos ou Brinquedos de Puxar, Cadeira de Balanço, Cavalinho de Madeira ou Inflável de cavalgar, Brinquedos de Banho, Cubos e Formas de Empilhar e Encaixar, Caixa de Música, sinos, Gizo e outros que emitem som e veículos sem pedais.


Brinquedos de Atividades Físicas:

Menino com Pipa

Veículos com pedais, Patins, Patinete, Skate, Triciclos, Pipas, Bola, Boliches e Bocha, Jogo de Argolas, Ioiôs, Piões, Bolha de Sabão, Pernas de Pau, Bambolê, Equipamentos de esporte: Bola ao cesto, voleibol, estilingue, arco e flecha, playground ao: Balanço, escorregador, Triangulo Pikler, gangorra e de Piscina: Boias, Flutuadores, pranchas.


Brinquedos de Atividades Intelectuais:

Menina Montando quebra cabeça

Quebra Cabeça, Quiet Book, Brinquedos de construção, Brinquedos de Encaixe, Brinquedos de Mecânica simples por onde descem bolas ou que simulem o mover das pás de um moinho, Brinquedos que simulem as leis físicas elementares, Brinquedos que permitam experiências: Sobre Química, Corpo Humano, Herbários, Microscópios e habitats, Brinquedos de Perguntas e respostas, Jogos da Memória, Dominó, Resta um e lotos. Veja aqui Quebra-Cabeça em Promoção.


Brinquedos que reproduzem o Mundo Técnico:

Menina Brincando com Barco

Telefones e outros que simulem a comunicação, Aparelhos audiovisuais como Rádio, Cd player, Karaokê, Mp3 Player e Microfones, Veículos em miniatura: Caminhões, Carros, Motos, Guindastes, Barcos, Aviões e etc, Veículos a Pilha com ou sem controle remoto, Veículos de fricção, Veículos com pistas simples ou sofisticadas, Robôs e etc.


Brinquedos Afetivos:

Menino com Binóculo

Pelúcias, Bonecos, Personagens, Bonecas e bonecos para vestir, Bonecas: Com cabelo, olhos que mexem, com braços e pernas articuladas, que imitam um bebê: Choro, Xixi, rir e falar, Acessórios para Boneca: Roupinhas, Chapéu, Maquiagem, Sapatinhos e Brinquedinhos, Berço, Banheira e carrinho, Acessórios minicozinha: Panelas, Frutas e Legumes, Pratinhos, Copinhos, Fogões, Geladeira e etc.


Brinquedos de Atividades Criativas:

Criancas na Tenda

Peças para Montar mosaicos, Carimbos, Pinturas, Tapeçaria ou Tear, Dobraduras, Quebra Cabeça 3D, Trabalho em Cerâmica, Fantasias e Acessórios como Chapéu, Luvas, Capas, Maquiagem e Óculos, Cartelas com ferramentas que simulem profissões, Tendas ou Cabanas, Casa de Boneca, Mini Oficina, Mini Cidades, Fazendinha ou Zoológico, Fantoches e etc.


Brinquedos de Relações Sociais:

Menina Jogando Xadrez

Jogos de Cartas ou de Tabuleiro que possam ser jogados em família ou com amiguinhos, Jogos de Sorte: Bingo e Dados, Palavras Cruzadas, Jogos de mágica, Jogos de Habilidade e destreza: Jogos com peças de empilhar ou pegar rapidamente que exijam rapidez e reflexos, Vídeo Games, Jogos de Estratégia: Xadrez, Dama, Gamão e Trilha, Jogos que envolvem conhecimentos variados, Jogos de Percurso, Jogos de Simulação que precisem de análise, resolução de Problemas e negociações.


Todos esses tipos de brinquedos contribuem de forma positiva para o desenvolvimento infantil, com o conhecimento do benefício que cada um traz devemos escolher pelo o que a criança precisa trabalhar ou que ela está tentando.

"O brinquedo ideal está no Observação Cuidadosa da Criança"

Quando observamos a criança vemos o que ela está buscando superar ou aprimorar conseguimos encontrar o Brinquedo Ideal ou uma atividade que contemple o que está tentando aprimorar. Muito mais do que olhar a idade devemos pensar que o brinquedo deve ser instigante e motivador.

O brinquedo ideal não pode ser fácil que a criança perca o interesse rapidamente e não pode ser difícil ao ponto dela se sentir desmotivada e incapaz de brincar, deve ter um equilíbrio.

O acúmulo do mesmo tipo de brinquedo equivale ao excesso de açúcar, por exemplo. A criança fica desnutrida perdendo a chance de explorar e desenvolver seu potencial.


Brinquedos não devem substituir afeto ou falta de presença, por isso, devem ser entregues para a criança em momentos especiais ou para apoiar com alguma dificuldade e desenvolver habilidades.

Vamos fazer uma reeducação “brincadementar”?

E que tal brincadeiras e atividades que também desenvolva habilidades? O TempoJunto tem uma coleção excelente que atende de 0 a 12 anos. É um kit completo com: Workshop, E-book com bricadeiras separadas por idade, materiais e muito conteúdo extra. Vale a pena conferir. Acesse aqui: Tempojunto e veja descrição completa.

Boa Missão Materna para você!

Abraços, Helen


Fontes:Método Montessori na Educação dos Filhos, Tim Seldin, 2ªEdição, Ed.Manole. O que o meu bebê está Pensando?, Dr Richard Woolfson, 2007, Ed.Manole. Fundamentos do Desenvolvimento Infantil da Gestação aos 3 anos,Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2011.

(4,26315789473684/5) 19 votos
Muito obrigado por seu voto =)

Artigos relacionados

Atividade Recreativa – Fingerprint (Carimbo de dedo)

Atividade Recreativa – Fingerprint (Carimbo de dedo)

Férias e os pais se perguntam que atividades recreativas posso fazer com a criançada? Separamos duas opções para você fazer junto com seu bebê ou com as crianças, uma atividade recreativa com dupla função ensinar e entreter. Crianças e bebês precisam de atividades lúdicas e sensoriais para o desenvolvimento motor. Trabalhos manuais são boas atividades recreativas, além de brincadeiras educativas. A criança tem acesso a uma série de materiais que normalmente só adultos acessam como: Cola, tesoura, tinta, papéis além de outros materiais. Ao realizar atividade recreativa a criança faz várias sinapses que aprimoram vários campos no cérebro, cada fase de desenvolvimento infantil requer uma atividade diferente.

Leia mais
Brinquedo Reciclado criativo – Cabe ou não cabe?

Brinquedo Reciclado criativo – Cabe ou não cabe?

Fazer o próprio brinquedo ou ver um material que não tinha a finalidade virar um brinquedo estimula a criatividade e ajuda a desenvolver outras habilidades nas crianças. Sempre existem maneiras de fazer brinquedos reciclados criativos com poucos materiais e coisas que temos em casa.

Leia mais
Pula-Pula é Perigoso!

Pula-Pula é Perigoso!

Hoje vou ser aquela tia chata que estraga o prazer da criançada, mas como mãe me sinto no dever de informar os perigos e como fazer para deixar a criançada brincar no pula-pula com segurança. Minha filha tem quase dois anos e como qualquer criança ama o pula-pula, já sabe até falar e pedir para ir. Mas, eu já havia reparado que alguns deles em muitos lugares que vamos não tinham condições boas. Exemplo: tela de proteção meio solta e com espaços abertos entre a teia, ausência de monitores para controlar a quantidade de crianças ou mesmo peças enferrujadas e ruídos estranhos.

Leia mais

Helen Finger

Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais

Alergia Alimentar

Alimentação

Bebês

Desenvolvimento Infantil

Receitas

Saúde

Missão Materna
Tweets de @missaomaterna
Copyright © 2019-2025 - Todos os direitos reservados - Mapa do site - Política de privacidade - Política de cookies