Sonho de toda criança é um dia brincar na neve. A neve parece tão fofinha! Mas, é geladinha também e molhada. Brasil é um país tropical em poucos estados a neve cai e ainda sim são tão poucos dias ou seja infelizmente nem todos irão sentir ou ver. A solução é fazer sua própria a neve: Neve Caseira.
A neve caseira é simples de fazer e excelente atividade sensorial e não derrete. Pode ser usada em Atividades sobre o Inverno nas Estações do Ano ou em Atividades sobre o Natal.
Existe duas maneiras de fazer neve caseira para brincar. A primeira é uma Receita e a segunda usando o gel da fralda descartável.
Misture todos os ingredientes com a mão mesmo e armazene no freezer ou na parte mais alta e refrigerada da geladeira por uma hora.
Atenção Alérgicos: O Cremor tártaro pode conter derivados de Leite, Ovo e Soja. Portanto não é indicado para crianças que não toleram traços desses alergênicos.
A outra opção é usar a Neve feita com a fralda descartável.
É a opção mais barata, segura e que rende muito. A fralda é composta de um gel com polímero poliacrilato de sódio, nome difícil que tem a função de absorver 800 vezes seu peso em água. O gel é transparente, mas quando em quantidade dá impressão de branco e lembra muito a neve.
Pegue uma fralda descartável de qualquer marca, tamanho ou tipo. Encha de água na capacidade máxima mesmo. Aguarde alguns minutos e com uma tesoura, abra a fralda retirando todo o conteúdo.
Coloque o gel coletado num pote e armazene na geladeira para ficar geladinho.
Com a neve pronta é possível criar várias brincadeiras. Na foto de Capa fiz o mini mundo da neve, foi uma das atividades do Advento de Natal. Usei miniatura de animais e reproduzi o cenário.
É possível fazer o resgate dos animais afundando eles na neve e oferecendo ferramentas para pegá-los como uma pinça ou mesmo fazer bonecos de neve.
Atividades de Coordenção motora e foco também são bem vindas como as atividades de transferência, passando a neve de um pote para outro.
É muito importante que a criança possa sentir texturas diferentes durante a infância. A sensação das texturas auxilia inclusive na alimentação.
E aí gostaram? A Alice amou...
Está procurando atividades para fazer em casa com as crianças? O Professor Giovani Soldera Pós-graduado em Educação Física Escolar, Árbitro da Confederação Brasileira de Voleibol, Personal de Treinamento Funcional e Profissional de Educação Física desde 1996 preparou um E-book com 500 Jogos e Brincadeiras para crianças, que são várias idades e com poucos materiais. Veja aqui.
Boa Missão Materna para Vocês!
Abraços, Helen Finger Bregunci
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais