Faz um tempinho que deixei de ser criança, alguma brincadeira eu ainda lembro, mas outras já tinha esquecido. Se você está na mesma situação sem saber o que fazer na Páscoa, veja essas brincadeiras de Páscoa.
Essa não é nova, tenho certeza que você já brincou, mas de tanto não brincar já esqueceu. Eu nem estava pensando em brincar com ele, mas me veio um flash de lembrança e foi ótimo.
Material:Eu peguei o giz e desenhei círculos grandes que ela conseguisse entrar. Fiz uns 6 círculos, mas pode ser menos ou mais.
Com círculos prontos expliquei que cada círculo era uma toca e ela era a coelhinha que quando eu dissesse “Coelhinho sai da toca” era para ela mudar de toca, que ela poderia correr ou pular.
Quando ela não entrava na toca, eu falava: “O lobo vai pegar a coelhinha”. Daí ela corria para o círculo.
Depois fui apagando os círculos até sobrar um, então ela tinha que sair, fugir de mim e voltar para a toca. Veja o vídeo da brincadeira, postei na página do site do Instagram.
Caso você não tenha Giz, pode substituir por almofadas no chão, fitas, bambolês, corda, fio ou outro material. Pode determinar que o sofá é a toca. Deixe a imaginação fluir. Se o seu quintal for de terra pode fazer a marcação das tocas na própria terra ou utilizar pedrinhas, dai peça ajuda para a criança e já a envolva no preparo.
Para esta brincadeira você vai precisar de uma caixa de papelão decorada com a cara do Coelho e bolinhas, aquelas da piscina de bolinhas.
Materiais:
Eu usei uma caixa de papelão média. Para não ter que gastar tinta para pintar a caixa e ainda ter mais trabalho. Abri a caixa e montei novamente ao contrário.
Abri o buraco da boca do coelho, mas deixei aba, para ser a língua. Colei um papel sulfite pintado de vermelho nela.
Desenhei: Orelhas, olhos e fucinho no papel sulfite para depois colar na caixa.
As orelhas coloquei papel duplo para fircar mais firme.
Sobre a brincadeira: ela brincou de colocar as bolinhas lá dentro, não tenho nenhuma bolinha espalhada pela casa, isso foi uma benção, kkk... Mas, o que eu gostei é de ver ela colocando a bolinha na boca do coelho como se estivesse alimentando.
Além disso, brincamos usando o rodinho e também fazendo gol. Gostei muito.
Na falta de bolinhas, pode fazer bolinhas de papel ou mesmo utilizar brinquedos pequenos. O taco você pode utilizar aquela vassorinha infantil ou mesmo fazer um com um cabo de vassoura.
Para esta brincadeira você vai precisar dos pinos e bola. Caso você não tenha pinos, você pode fazê-los com garrafas pets. Decore-os com a cara do coelho e a diversão está garantida. A vantagem que depois da Páscoa a criança ainda terá um brinquedo para se divertir.
Caça aos ovos é uma brincadeira de Páscoa muito divertida. Lembro-me que quando era criança, meu pai escondia em lugares improváveis. Eu chegava às vezes a ficar muito nervosa de não encontrar, afinal quem ia imaginar esconder um ovo de Páscoa dentro do tênis? E encima da caixa do ar condicionado? O prudente é esconder mas, não complicar tanto, deve ter a dificuldade, mas deve ser possível de encontrar. Eu sugiro que esta brincadeira comece após o café da manhã, porque trazer a criança para se alimentar depois disso vai ser um desafio maior que encontrar o ovo de Páscoa.
Para crianças menores, utilize as pegadas do coelho, deixe seguir, você pode fazer pegadas que vão até a parede, somem e reaparecem em outro canto. Deixe imaginar como o coelho conseguiria subir a parede e descer em outro canto.
Você pode fazer pegadas utilizando papel adesivo, fazer de papel comum e colar no chão. Utilizar talco ou farinha para marcar as patinhas ou mesmo pedacinhos de algodão simulando o pelo do coelhinho.
Para crianças maiores pode ser feito cards com pistas. Entregue a pista inicial, exemplo: “Sua Próxima pista está aonde você toma banho todos os dias”, cole um envelope do armário do banheiro e dentro coloque outra pista: “Sua próxima pista está aonde fica a roupa suja” e assim vá levando a criança por toda a casa, até chegar a pista final de onde está escondido o tesouro.
Independente da escolha da brincadeira o importante é fazer e deixar uma memória alegre na mente de nossas crianças. A infância passa tão rápido! Estes momentos em família e de brincadeiras são a melhor parte da infância.
E o que você preparou para a Cestinha? Veja aqui um artigo especial de Doces de Páscoa sem açúcar para curtir a Páscoa com sabor e nutrição.
Se você fizer alguma brincadeira dessas, me conta depois como foi, vou adorar saber.
Boa Missão de Páscoa para você!!
Abraços,
Helen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais