Minha família materna é de origem alemã, então, cresci comendo bolachinhas de tudo que é tipo e quase todas com aquele glacê feito com a clara do ovo. Quando eu casei meu primeiro uso da batedeira foi para fazer bolachas de natal. Na época fiz com ovos e ficou muito saborosa. Meus pais elogiaram dizendo que tinha "sabor de infância".
Com a alergia da Alice ao ovo, no começo desanimei e sentia pena de mim e dó por ela não poder provar nada e não ter o mesmo "sabor de infância", mas com o tempo percebi que só dependia de mim. Então fui a luta! A alergia e o Natal podem conviver juntos!
Escolhi a Lebkuchen como Bolacha de Natal para fazer para Alice, pois é era a mais próxima do que eu já conhecia como Bolacha de Natal. Testei várias vezes para chegar no meu "ponto ideal". Parece simples, mas receitas sem ovos corremos o risco de não encontrar uma textura agradável: Pode ficar esfarela ou endurece.
A Bolacha de Natal sem ovos e sem leite é para crianças a partir de 2 anos, pois tem mel. O mel pode ser oferecido a partir de 1 ano como medicamento e a partir de 2 anos como alimento. A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde não recomendam oferecer alimentos que contenham: Açúcar, Mel, Melado, Rapadura e entre outros antes dos 2 anos de idade, afim de evitar cáries, obesidade e desnutrição.
Fiz duas sugestões de cobertura e as duas contém açúcar, também não são adequadas para menores de 2 anos. Fiz para Alice no Natal, mas não é costume ela comer doces e entre o industrializado e o caseiro, SEMPRE opto pelo caseiro porque tenho o controle total dos ingredientes
.A receita está com substuições sugeridas atendendo as crianças APLV (Alergia a Proteína de Leite de Vaca) e mães de bebês APLV que fazem restrição de leite de vaca durante a amamentação.
Rendimento: Dependerá da espessura da massa e o tamanho dos cortadores, por aqui rendeu cerca de 20 bolachinhas de formatos variados.
Atenção aos Rótulos: Leia atentamente o Rótulo do Fermento e do Cacau 100%. Já encontrei com informações que "pode conter" leite e ovos.
Fiz duas opções e as duas ficam maravilhosas a Bolacha de Natal Sem Ovo e Sem leite. São duas opções diferentes para diversificar.
Essa encontrei no livro da minha sogra. Tive que reduzir afinal famílias menores, receitas menores.
.jpg)
O Açúcar de confeiteiro tem pronto, mas pode ser feito, misturando 1 Copo de Açúcar refinado ou triturado com 2 Colheres de Sopa de Amido. Eu fiz o açúcar em casa e deu certo.
Fiz a pastinha aos poucos:
Cobri a bolacha de natal usando a colher e fazendo os detalhes com palito de dente. Não foi necessário colocar no forno para secar. Secou naturalmente e a cobertura não gruda se coloca uma bolachinha em cima da outra.
Durabilidade: Depois de fria armazei num pote bem fechado. Sem cobertura e com cobertura de pão de mel durou cerca de 4 dias. A cobertura de Glacê de Baunilha está em teste. Mas, só durou porque eu escondi para poder testar, senão não sobra para teste.
A versão SEM LEITE também foi testada e aprovada, são essas bolachinhas coloridas (com glacê) da foto. Fiz essa versão pensando em outras mães com dificuldades maiores que as minhas. Sintam o meu abraço, testem e me contem, adoro saber.
E o resto dos preparativos do Natal? Achei esse E-Book com Receitas Natalinas Veganas, atende alérgicos a Ovo e Leite, confira aqui.
Lá no Menu>Receitas TODAS as Receitas são sem Ovos e algumas sem leite também. Todas tem indicação de idade e explicações extras, aproveite!
Boa Missão Materna de Natal para você!
Abraços, Helen
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais