Banana é uma das primeiras frutas a serem oferecidas ao bebê pela sua praticidade e textura. Não requer nenhum preparo elaborado é macia para oferecer como Papinha e firme para que os bebês que praticam BLW (Baby Led Weaning).
A Banana é um alimento muito nutritivo que oferece para o bebê uma boa fonte de carboidrato e vitaminas. 100g de banana tem cerca de 100 calorias. No Brasil o consumo da banana só perde para a Laranja, nós consumimos por ano cerca de 30kg de banana por pessoa (FAO, 2012).
Encontramos no mercado poucas opções, mas existem inúmeros tipos de banana. Cada uma delas possui propriedades diferentes com variação de nutrientes. Não existe uma banana melhor que a outra ou pior. A alimentação deve ser diversificada e variada beneficiando a absorção e o equilibrio.
Na Tabela a Banana Prata tem mais vitamina C 21,6mg, enquanto a Banana figo tem mais potássio 387mg. A banana terra tem maior quantidade de carboidrato 33,7g , enquanto a Figo tem a maior quantidade de fibra alimentar 2,8g.
A Banana Terra e Figo são utilizadas mais para uso culinário em receitas, enquanto a Maçã, Nanica, Ouro e Prata para consumo in natura.
Se você fizer essa pergunta para o pediatra ou nutricionista pode ser que ele te responda a Banana Nanica, por ser a banana com os valores mais equilibrados da tabela acima. Mas, pode indicar a maçã por ter mais fibras.
Não. Banana só prende o intestino se consumi-la verde. A Banana Madura não prende o intestino. A banana quando está verde possui maior quantidade de Amido, enquanto quando ela está madura possui maior quantidade de fibras. Veja aqui outros alimentos que prendem e soltam o Intestino.
Preparei este prato com as Principais Formas de Oferecer banana para o Bebê aos 6 meses e com Sinais de Prontidão, como recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria. Veja mais aqui.
1-Na parte de cima do prato temos a Banana com parte da Casca, essa é forma de oferecer na abordagem BLW (Baby Led Weaning).
2-O Coração é a forma tradicional Papinha . A Papinha de banana é feita amassada apenas com o garfo, as sementes da banana não são nocivas podem ser consumidas. Lembrando que não devemos adicionar mel ou açúcar. Canela e aveia podem ser adicionadas a partir de 9 meses.
3-O Corte meia lua e rodelas são do BLW (Baby Led Weaning) para quando bebê tiver o movimento da pinça por volta de 9 meses poder pegar sozinho.
4-O garfinho e espetar é por volta de 18 meses quando começa o treino dos talheres, porém alguns bebês podem se interessar antes. Você pode ajudar, espetando o alimento e entregando o garfinho na mão para que ele mesmo leve até a boca.
Como foi falado no inicio a Banana é dos primeiros alimentos oferecidos para o bebê, mas poucos sabem que a Banana é alergênica. A reação alérgica a banana está ligada ao látex também presente em outras frutas como: Mamão, Kiwi, Figo, melão, pêssego, abacate, abacaxi entre outras.
As reações alérgicas a banana podem ser diversas: Manchas na pele com ou sem coceira, vômitos, diarreias ou mais grave como inchar o nariz e a boca e respiração prejudicada (choque anafilático). Caso aconteça a orientação é buscar ajuda médica urgente.
Alguns bebês apresentam alergias antes dos 6 meses, ainda no contato via leite materno. Chega o momento da Introdução Alimentar devem receber orientação do profissional de como Introduzir o alimento principalmente no que se refere a quantidade inicial de teste e preparo.
A forma de oferecimento será lenta e gradual podendo ter intervalos, será um pouco diferente da Introdução Alimentar de um bebê não alérgico.
Dica: Faça um diário da Introdução Alimentar anotando cada alimento oferecido assim ficará mais fácil identificar outras possíveis alergias e suas reações.
Ser alérgico a um alimento não faz ter alergia a todos, porém o cuidado ao oferecer deve ser maior.
A banana é uma fruta muito versátil. Inclusive é um dos substitutos do ovo em receitas de bolo. Porém, a orientação é deixar as receitas para quando o bebê completar 9 meses e oferecer eventualmente. A intenção é que o bebê tenha preferência e adquira o hábito de se alimentar de frutas in natura, portanto quanto maior o contato melhor.
Aqui no site do Missão Materna você encontra algumas receitas com banana no Menu>Receitas. Destaquei duas: Os “doces” de Páscoa que tem o brigadeiro “Fake” de Banana e o Bacacau que é com abacate e cacau e o Shake de Banana, é a partir de 1 ano mas, é excelente para o lanche da tarde em dia quente e ajuda o intestino.
E aí sua casa faz juz a estatística da FAO? Aqui sim, não falta banana. Adoramos.
Aproveite que você já chegou até aqui e dê uma olhada no site tem muita informação prática para você e sua família.
Está procurando Receita de Papinha? Confira esse E-Book: 50 Receitas de Papinhas, além de Receitas de Sucos Nutritivos. Vale a pena conferir, Clique Aqui!
Boa Missão Materna para você!
Abraços, Helen
Fontes: Coleção 500 perguntas e respostas, Banana, Embrapa, 2012. Ministério da Saúde: Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, ano:2019. Sociedade Brasileira de Pediatria: Manual da Alimentação da Infância e Adolescencia, 4ª Edição Revisada e Amplida, 2018.
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais