Amendoim faz parte do grupo leguminosas. Apesar de ser encontrado e servido junto com castanhas, nozes, avelã, nozes e entre outros que são oleaginosas. Pode ser oferecido ao bebê in natura, ou seja, sem sal e sem açúcar. Ao final você verá uma sugestão de como oferecer amendoim para o bebê de forma segura.
O amendoim possui vitaminas do complexo B (riboflavina, niacina, piridoxina, colina, biotina, inositol, ácido fólico e ácido pantotênico) e Vitamina A. É rico em minerais, fibras, gorduras boas e antioxidantes. Veja a Tabela abaixo.
A farinha de Amendoim ou Pasta de Amendoim faz parte do suporte nutricional em alguns países da África para combate a desnutrição de crianças em fase escolar. Em outros países é oferecido cozido substituindo o feijão, tamanho da sua importância nutricional.
No Manual de Alimentação da Infância à Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria, 2017, no que se refere à Introdução de alimentos potencialmente alergênicos afirma que não houve nenhuma comprovação científica de que oferecer tardiamente, como depois dos 3 anos como era recomendado, reduziu o risco de alergia alimentar e que também a Introdução de alimentos alergênicos após aos 6 meses (antes de 1 ano de idade) não aumentou a alergia, portanto o amendoim pode ser oferecido ao bebê durante a Introdução Alimentar que vai até os 2 anos de idade.
Importante: Alimentos alergênicos como Ovo, Leite, Amendoim, Camarão e Frutos do Mar, Glúten entre outros devem ser oferecidos ao bebê separadamente. Após oferecer aguarde alguns dias e ofereça outro. Assim será mais fácil identificar uma possível reação alérgica.
Leite de Vaca e seus derivados só devem ser oferecidos após 1 ano de idade conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Crianças que já possuem casos na família de alergia alimentar ou já possuem alguma alergia prévia, devem receber orientação do profissional que acompanha sobre a Introdução de outros alimentos alergênicos.
Já se sabe que as proteínas potencialmente alergênicas do amendoim são: Ara h1, Ara h2, Ara h3 e Ara h6 e que as possíveis reações alérgicas que as pessoas sensíveis a essas proteínas podem apresentar são:
Porém, o amendoim torna-se menos alergênico se cozido em água, 45 minutos na pressão ou cerca de 1 hora e 20 minutos sem pressão, segundo Antonio Fernando de Melo Vaz, 2011, Estabilidade estrutural e funcional de lectinas submetidas á irradiação gama: Potencial aplicação em alergia alimentar.
Isso explicaria a maior incidência de alergia alimentar ao amendoim em países ocidentais que consomem o amendoim torrado em comparação a China que consome cozido ou frito (Sicherer & Sampson, 2007).
O grão do amendoim é duro, bebês não conseguem quebrar o grão mesmo com dentinhos já existentes, portanto as opções mais seguras de oferecer amendoim para o bebê são: ralar, triturar ou picar bem pequeno e inclui-lo em receitas como: Bolos, pastas, pães, tortas, biscoitos, molhos ou junto com frutas.
O grão inteiro só deve ser oferecido depois de 4 anos ou quando a criança já tiver uma boa mastigação.
Sorvete para bebê?Sim, este pode e é ótima opção para aliviar o inchaço da gengiva no nascimento dos dentinhos.
Pique uma Banana de sua preferência e congele. Assim que tiver congelada, bata as rodelas congeladas até virar um mousse. Opcional: Acrescentar uma colher de Cacau em Pó 100%, transformando o sorvete de banana em sorvete de chocolate. Pode ser utilizada outra fruta e antes de oferecer a Banana em receita, ofereça a fruta in natura.
Processe, triture ou rale 1 colher de sopa de amendoim torrado e descascado. Acrescente por cima do sorvetinho. Também pode ser oferecido por cima de frutas. Pode usar mais amendoim ou fazer um mix de castanhas se o bebê não apresentou alergia. Veja outra receita com amendoim aqui para maiores de 1 ano
Se caso seu bebê tenha alguma alergia prévia ou esta seja a orientação do profissional que acompanha, faça!
Por isso é importante Introduzir os alimentos quando o Bebê completar 6 meses com os Sinais de Prontidão, demonstrando que está apto, reduzindo assim o risco de alergias alimentares. Veja mais aqui sobre Sinais de Prontidão do Bebê - Introdução Alimentar .
Confira no Menu > Alimentação outros artigos Sobre Introdução Alimentar.
Lembrando que as informações deste artigo não substituem a orientação e consulta médica.
Boa Missão Materna,
Helen
Fonte: Coleção – 500 Perguntas e 500 Respostas: Amendoim, Embrapa, 2009. Estabilidade estrutural e funcional de lectinas submetidas á irradiação gama: Potencial aplicação em alergia alimentar, Antonio Fernando de Melo Vaz, Universidade Federal de Pernambuco, 2011. Manual de Alimentação da Infância à Adolescência, 4ª Edição Revisada, 2017, Sociedade Brasileira de Pediatria.
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais