O Amendoim apesar de ser um alimento alergênico pode e deve ser oferecido na Introdução Alimentar do bebê. O fato de não saber se o bebê é alérgico ao amendoim não impede o oferecimento. Veja mais sobre Como e Quando oferecer amendoim para o bebê.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, em seu Manual de Alimentação da Infância à Adolescência, 2017, não existe comprovação científica de que oferecer alimentos tardiamente reduz a chance de apresentar alergia e também não existe nada comprovando que oferecer a partir dos 6 meses aumenta a chance de adquirir alergia alimentar.
Portanto, pode e deve ser oferecido. Amendoim possui: Cálcio, Potássio, Magnésio, Sódio, Ferro, Zinco, entre outros minerais. Rico em vitaminas do complexo B e Vitamina E. Além disso, contém também resveratrol, mesma substância presente no Vinho que protege o sistema cardiovascular.
Engasgo é uma preocupação, o bebê pode engasgar ou sufocar com amendoim. Veja aqui neste artigo como fazer a Manobra Heimlich (Desengasgo). O grão do amendoim seja: cru, cozido ou torrado não é um alimento que o bebê consiga quebrar ou mastigar, mesmo se já tiver dentinhos.
O amendoim só deve ser oferecido ao bebê: Ralado, Triturado ou Processado. Para isso: Use o radalor, mixer, processador ou liquidificador.
É possível oferecer a farofinha do amendoim por cima de algum alimento como frutas ou incluir em receitas. Como a nossa Receitinha de Pé de Moleque para Bebê – Pé de Neném.
Esta receitinha pode ser feita a partir de 9 meses, mas combina muito com o aniversário de 1 ano, pois é possível fazer um docinho especial para o bebê sem açúcar.
Fiz a receita usando Tâmara e Ameixa, ambos seco. As duas versões ficam igualmente saborosas. Mas, com ameixa fica mais acessível tanto financeiramente quanto na disponibilidade, é mais fácil de encontrar.
Obs. Se a Tâmara ou Ameixa já estão sem caroço apenas acrescente um pouco de água para ajudará bater no liquidificador. O amido foi adicionado na receita para dar mais consistência e ajudar a secar a água se estiver muito líquido. Fiz sem e também deu certo.
Veja na Foto o Pé de Moleque para Bebê com Ameixa, só fica um pouco mais escuro do que o feito com Tâmara que é a foto de capa.
O Pé de Moleque para Bebê de Chocolate: Para deixar com gosto de chocolate, basta adicionar 1 colher de sobremesa de Cacau em Pó 100%.
E tenho certeza que agora que você viu na receita “massa fácil de modelar”, fez e sentiu o cheiro pensou no cajuzinho. Isso mesmo, você pode fazer docinho! Se adicionar o cacau 100% e enrolar vira um delicioso brigadeiro. Temos outra receita de Brigadeiro para Bebê, aqui.
Na foto fiz: O Brigadeiro acrescentando o Cacau em Pó 100% e chocolate granulado, Cajuzinho só enrolando sem adicionar nada a mais e no fundo fiz um passando coco ralado, não achei muito atrativo, mas fica gostoso também.
Ficou tão bom, que repeti essa Receita mais de uma vez aqui em casa e nem preciso dizer que a Alice Amou.
A Ameixa e a Tâmara são repletas de nutrientes, além de ajudar no Intestino, veja aqui outros Alimentos que também auxiliam.
É uma receitinha gostosa para comer sem culpa, não rende muito, mas é o necessário para permitir bebê comer amendoim sem riscos.
Gostou da receitinha? Confira outras em nosso Menu > Receitas
Boa Missão Materna para Você,
Abraços,
Helen
Fontes: Manual de Alimentação da Infância à Adolescência, 4ª Edição Revisada e Ampliada, Sociedade Brasileira de Pediatria, 2017. Coleção 500 Perguntas e 500 Respostas - Amendoim, Embrapa, 2009.
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais