Milho é um alimento rico e versátil, está no grupo dos Cereais e por ser rico em carboidratos é um alimento energético. Veja a tabela abaixo com os nutrientes presentes no Milho.
Ao oferecer 100G de Milho para o bebê, você oferece:
Fonte:Unicamp, 2006
O milho é um excelente alimento para o intestino, pois é rico em fibras auxilia o bom funcionamento e previne a formação de pedras nos rins. Veja aqui sobre a Alimentação Infantil e o Intestino.
No Brasil é encontrado em todos os estados, pois se adapta bem a diversos solos e climas. Temos produção da variedade Milho-Verde e Milho-Doce, a diferença é a quantidade de açúcares presentes. Os dois tipos podem ser oferecidos ao bebê a partir de 6 meses.
A melhor opção de milho para o bebê é o de espiga, podendo ser cozido, assado ou na brasa. Antes de oferecer o milho para o bebê corte o grão no meio, veja a foto. Assim, evita o engasgo por conta do grão e auxilia o bebê absorver de forma eficaz os benefícios do milho.
O milho em espiga é alimento in natura, enquanto o de conserva é um alimento processado. Tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria quanto o Ministério da Saúde recomendam que na Introdução Alimentar, que vai até os 2 anos de idade, o consumo prioritário de alimentos in natura.
Atenção: Todas das receitas feitas de Milho em que os ingredientes contêm Farinha de Milho e Amido de Milho ou o próprio milho podem ser oferecidas eventualmente ao bebê, observando apenas os outros ingredientes da receita evitando conforme a idade do bebê:
Então, Pamonha, Curau ou Canjica, Polenta, Bolo, Broas, Biscoitos, Cúscuz e etc só podem ser oferecidos ao bebê se estiverem dentro dessas recomendações de sal, açúcar e leite.
O milho de pipoca é diferente do milho verde seu grão é menor e duro, mas tem uma capacidade de expansão em 40 vezes seu tamanho, se exposto a alta temperatura. Boa parte do milho de pipoca encontrado no Brasil é importado, a produção brasileira é tímida neste setor.
O milho de pipoca não é facilmente encontrado em espiga já vem em pacote é alimento processado.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a Pipoca só seja oferecida para a criança a partir de 4 anos, pois pode ficar casquinhas na garganta e alguns grãos podem não estourar completamente que pode ser um risco, a criança pode engasgar.
Sempre ao oferecer esteja perto e nunca ofereça a pipoca de micro-ondas, pois este é um alimento ultraprocessado, prefira a pipoca tradicional na panela, se possível sem manteiga, sal ou outros condimentos.
Se você quer incluir seu bebê no lanchinho da pipoca, faça a pipoca de Sagu que são as bolinhas de tapioca, você vai fazer exatamente igual a pipoca de panela, porém não tem os grãos que podem causar engasgo.
O milho faz o maior sucesso com a criançada também vai fazer aí na sua casa!
Boa Missão Materna para você!
Abraços, Helen
Fontes: Ministério da Saúde: Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, 2019. Sociedade Brasileira de Pediatria: Manual da Alimentação da Infância e Adolescencia, 4ª Edição Revisada e Ampliada, 2018. Ministério da Saúde, Alimentos Regionais Brasileiros, 2ª Edição, 2015. AGEITEC - Agência Embrapa de Informação, Árvore do Conhecimento - Milho, acessado: 30/05/2020.
Olá, meu nome é Hélen, sou casada e mãe de duas meninas com 5 anos de diferença. Compartilho aqui minhas experiências e estudos referentes a maternidade sempre usando de empatia e acolhimento. Vem comigo nessa jornada! Leia mais